Dr. Arthur Vicentini

Como identificar nódulos tireoidianos

Atualizado em: 03/06/2024
Tempo de leitura: 2 minutos
A tireoide desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo, influenciando uma variedade de funções corporais. Alterações nessa glândula podem afetar significativamente a saúde, desde sintomas sutis até complicações mais graves.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, iremos explicar como identificar possíveis mudanças anatômicas e funcionais, destacando a importância da detecção precoce e do acompanhamento médico adequado. Confira!

Glândula tireoide

A tireoide, mais conhecida como glândula tireoide, é uma glândula que, na maioria das pessoas, fica localizada bem no centro do pescoço, mas, ela pode estar em outras localizações quando tem alguma alteração embriológica e de formação.

A tireoide é uma glândula endócrina pequenininha, que mede de 5 a 15 cm³. Ela realmente não é muito grande na maioria das pessoas, mas, em outras pessoas, ela pode apresentar um aumento de tamanho.

O que pode causar o aumento da tireoide?

O aumento da tireoide pode ocorrer de forma difusa, chamada de bócio, ou seja, um aumento da glândula como um todo, que acontece por conta de vários estímulos, sejam eles espontâneos ou devido a alguns anticorpos. O trab, por exemplo, é um dos anticorpos que causa aumento da tireoide e também aumento da função da glândula.

Outra causa para o aumento da glândula são as alterações no sentido de surgimento de nódulos. Esses nódulos podem aparecer de forma também espontânea, sendo a maioria desses nódulos benignos, mas, a gente também pode ter o desenvolvimento de alguns nódulos malignos.

Como identificar um nódulo

Basicamente, os nódulos podem ser identificados não somente por um exame ou um achado incidental, eles também podem ser descobertos por meio de um autoexame de palpar o pescoço ou de engolir e ver se tem alguma massa, caroço ou nódulo ali se movimentando. Além disso, é possível perceber por sintomas como dificuldade para engolir, falar ou respirar, ou pela percepção de alguma coisa apertando e empurrando o pescoço.

Então, quando esses nódulos começam a crescer de forma um pouco mais proeminente ou a própria glândula cresce de maneira mais evidente, a gente acaba tendo essa percepção de alguma massa no pescoço, algum carocinho ou sinais compressivos, como compressão da via respiratória, da digestiva ou da parte fonatória, então dificuldade para engolir, para falar e para respirar.

Se vocês conhecem alguém que tem um aumento de volume no pescoço, dificuldade para engolir, engasgo, essas coisas... encaminha esse vídeo eles; compartilhem aqui o nosso conteúdo; curtam os nossos vídeos e se inscrevam no nosso canal para que a gente possa aprender mais sobre o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sialolitíase e o aumento das glândulas salivares

Descubra sobre sialolitíase: causas, sintomas, diagnóstico e tratamentos para pedras nas glândulas salivares. Informe-se e previna-se!
Saiba Mais

Glândulas Paratireoides: Função e importância para a saúde

Glândulas paratireoides e a regulação do cálcio no corpo: saiba como funciona, sua importância e as doenças relacionadas. Saiba mais!
Saiba Mais

Glândulas paratireoides e sua importância para o organismo

Descubra como as glândulas paratireoides regulam o cálcio no corpo e sua importância para a saúde. Saiba mais sobre sintomas e tratamentos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:20 | 20/06/2024
magnifiercross