Dr. Arthur Vicentini

Cirurgia de Tireoide e Paratireoide em Pacientes Obesos

Atualizado em 09/12/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A tireoide é uma glândula que fica localizada na região anterior do pescoço. Já as paratireoides são quatro glândulas, localizadas atrás da tireoide.

Pacientes obesos podem passar por cirurgia de tireoide ou paratireoide? Em geral, pacientes obesos têm algumas particularidades que nós precisamos tomar bastante cuidado no pré-operatório, no intro-operatório e no pós-operatório.

Tireoide e Paratireoide VS Obesidade

No pré-operatório, precisa ser feita uma avaliação clínica, bastante cuidadosa com um bom clínico geral, cardiologista ou endocrinologista, que possa entender melhor a saúde do paciente e preparar/prever possíveis riscos que estão relacionados.

O paciente obeso, dependendo do grau de obesidade, pode ter dificuldades para conseguir fazer o jejum, pode precisar de algum suporte de glicose ou alguns outros cuidados no pré-operatório.

Durante a indução anestésica, a preparação para a cirurgia, a anestesia em si, a intubação, é necessário tomar um cuidado bastante grande também. 

O anestesista tem que estar bem preparado para evitar que haja qualquer tipo de dificuldade respiratória, na intubação ou no posicionamento.

A quantidade de medicação que o paciente irá usar e a cirurgia em si, é sempre um pouco mais complexa.

O tecido adiposo, que fica logo abaixo da pele, também ocupa a região do pescoço e, nessas situações, dificulta um pouco para podermos fazer alguma abordagem, para podermos fazer o afastamento das estruturas que estão à frente das glândulas tireoide e paratireoides para que nós possamos acessá-las e preservar as estruturas nobres, e fazer todo o nosso trabalho, cuidando para que não haja nenhum tipo de lesão.

A Anatomia

No mais, além da dificuldade técnica, a anatomia costuma ser bastante parecida, e todos os cuidados tanto no pré, quanto no intro, quanto no pós-operatório são tomados para que o paciente não tenha nenhum tipo de complicação.

É importante manter o repouso, fazer alimentação adequada, mais leve, se movimentar com um pouco mais de cuidado para não haver nenhum tipo de sangramento, nenhum tipo de repercussão hemodinâmica.

As cirurgias costumam sim ser seguras, mas precisam ser preparadas ainda com mais cuidado.

Se você conhece alguém que está um pouco acima do peso ou que tenha problemas de tireoide ou paratireoide, fiquem à vontade para compartilhar esse vídeo, curtam o nosso conteúdo, se inscrevam no nosso canal para a gente aprender sempre mais sobre o mundo da Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 17 =

 | 18 / 11 / 21
As doenças das paratireoides são causadas pelo desequilíbrio do cálcio no organismo. Saiba como tratar isso!
Ler Mais
 | 11 / 11 / 21
A iodoterapia se faz bastante importante para tratar doenças benignas e malignas da tireoide. Entenda para que ela serve!
Ler Mais
1 2 3 31
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross