Dr. Arthur Vicentini

Cirurgia das Glândulas Salivares: quando volto à vida normal?

Atualizado em: 30/06/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

As glândulas salivares são tecidos especializados na secreção e na produção de saliva, responsável por lubrificar a boca e garganta.

Quando falamos a respeito de cirurgias de glândulas salivares, estamos falando, principalmente, das glândulas salivares maiores, como a glândula parótida, glândula submandibular e glândula sublingual. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre estas glândulas e o seu pós-operatório. Continue nos acompanhando!

Procedimento da Cirurgia

As glândulas salivares maiores estão localizadas em uma região que tem contato muito importante com outras estruturas nobres, principalmente com vasos sanguíneos e com alguns nervos que fazem a movimentação, por exemplo, do cantinho da boca, fazem a movimentação da própria língua, que fazem a sensibilidade da língua, tanto tátil quanto de gosto.

Durante o procedimento, é bastante comum que o cirurgião precise afastar algumas destas estruturas, precise deslocar algumas delas para poder remover a glândula, e claro, infelizmente, em algumas situações por conta do tipo de lesão que nós tivermos, de ter um processo inflamatório, da localização, pode acontecer do cirurgião precisar seccionar, cortar ou até mesmo tracionar bastante este nervo, fazendo com que eles tenham uma função diminuída, muitas vezes de forma temporária, de forma parcial e que depois irão regredir, mas, de toda forma, pode acontecer de persistir alguma alteração à médio ou longo prazo, até de forma definitiva, que vai fazer com que a pessoa tenha algumas alterações.

Claro que cada caso precisa ser pormenorizado, precisa ser bem conversado com o seu cirurgião de cabeça e pescoço antes do procedimento.

Cuidados durante e pós Cirurgia

Existem alguns cuidados a serem tomados durante a cirurgia e após ela, como, por exemplo, a realização de fonoterapia, alguns treinamentos musculares, entre outros, para que a gente possa voltar a uma vida normal.

No ponto de vista da cirurgia em si, normalmente em 7, 10 ou no máximo 15 dias, se não houver nenhuma complicação, nenhum sangramento ou abertura de pontos, a vida da pessoa já volta praticamente ao normal. Claro que terá de ser feito todo um acompanhamento e segmento para evitar que ocorram recidivas ou alguma outra repercussão.

Em alguns casos de tumores malignos, devem ser feitos alguns tratamentos complementares como quimioterapia, radioterapia, algumas outras técnicas que podem ser empregadas, mas basicamente estes são os cuidados pós-operatórios relacionados com glândulas salivares maiores.

Se você conhece alguém que tem tumores de glândulas salivares, que teve cálculo, que teve algum outro problema e vai passar por essa cirurgia ou que já passou mas ainda não entendeu muito bem o processo, fiquem a vontade para compartilhar este conteúdo com elas e continuar nos acompanhando!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
16:02 | 11/04/2024
magnifiercross