Dr. Arthur Vicentini

Cigarros Eletrônicos: riscos que trazem à saúde

Atualizado em: 18/08/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Hoje iremos falar sobre o cigarro eletrônico e os riscos que eles podem trazer a sua saúde.

Aqui nos nossos conteúdos, não podemos deixar de falar de assuntos polêmicos, assuntos que estão atualmente em voga na nossa região, por conta do risco de saúde que eles podem trazer.

Nós sempre falamos aqui dos riscos que o cigarro, que o tabaco podem trazer para a saúde das pessoas, que o uso excessivo de bebida alcoólica e a combinação dessas duas substâncias pode trazer, e muitas vezes nos perguntam tanto por aqui, quanto no consultório, sobre o risco que o cigarro eletrônico pode trazer. Continue acompanhando o post e descubra mais sobre!

Quais Riscos o Cigarro eletrônico pode trazer?

Alguns lugares do mundo tem uma proibição, inclusive aqui no Brasil, uma tentativa de regulamentação, mas se tem muita dificuldade em relação a isso por conta do contrabando, por conta do uso ilegal de algumas substâncias.

Sabemos hoje que o cigarro convencional, o tabaco convencional, apesar de muito lesivo, ele tem um cuidado que a lei faz em relação às empresas que produzem e pelo menos a gente sabe em partes o que tem dentro deste cigarro.

O cigarro eletrônico tem sido utilizado largamente, principalmente por pacientes jovens, às vezes até por crianças e isso pode sim trazer lesões importantes, tanto pela temperatura, pelo aumento da temperatura das substâncias que estão sendo inaladas, quanto pelas substâncias que são inaladas em si, contato com a cavidade oral, contato com a faringe, contato com a laringe e com os pulmões, mesmo que não se trague.

Hoje em dia existe essa história de “Ah mas eu não trago o cigarro, então não traz malefícios”, o que é uma mentira grande, já foi provado que existem malefícios muito grandes relacionados também tanto com o cigarro convencional, quanto com esses cigarros eletrônicos.

Vou citar rapidamente o uso de narguilé, que também é algo bastante lesivo, que já se foi comprovado que uma rodada de narguilé é equivalente a uma quantidade enorme de cigarros fumados, até 80, 100 cigarros fumados em uma rodada de narguilé. Então, tomar cuidado pois esses hábitos podem trazer sim efeitos indesejáveis, surgimento de tumores, surgimento de outros tipos de doença e fica aqui o nosso apelo para que se evite o uso dessas substâncias para que a nossa saúde possa continuar sendo sempre mais bem cuidada!

Se vocês conhecem alguém que fuma cigarro convencional, que fuma cigarro eletrônico, que tem algum hábito inadequado, compartilhem esse vídeo com eles para que a gente possa alcançar mais pessoas e ajudar a cuidar da saúde de todos!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross