Sumário
A cirurgia, com sua capacidade de curar e trazer alívio, muitas vezes traz consigo uma preocupação comum entre os pacientes: a cicatriz resultante.
Neste texto, vamos explorar brevemente a importância da cicatrização pós-operatória, e sobre como cuidados adequados podem não apenas garantir a cura, mas também uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Confira!
O que faz um cirurgião de cabeça e pescoço?
O cirurgião de cabeça e pescoço, e como o próprio nome da especialidade, já diz, faz bastante cirurgia, que é o seu principalmente foco no dia dia, porém, além disso, o cirurgião de cabeça pescoço também tem uma atividade clínica de atendimento, avaliação de pacientes internados, realização de uma porção de exames, como a laringoscopia, ultrassonografia e alguns exames complementares que ajudam na investigação e no tratamento às vezes até de algumas doenças.
Pré operatório
Uma preocupação que os pacientes sempre têm e que a gente acaba sempre levando em discussão antes do procedimento, e claro, nos cuidados pós-operatórios, é a questão da cicatriz.
Muitos pacientes quando vêm ao consultório e estão com doenças malignas, às vezes com alguma suspeita ou até mesmo com doenças benignas, acabam relatando ter a preocupação principal de tirar aquele tumor ou nódulo de seu corpo. Uma expressão muito comum é: "Isso aqui não me pertence. Tira de mim." Então, a gente tem essa preocupação principal primária de remover a doença e de efetivamente curar o paciente quando possível.
Cicatriz
Muitos pacientes dizem não se preocupar com a cicatriz, que é algo que pode ser resolvido depois, mas é muito comum a gente perceber essa sensação dos pacientes.
Depois de algum tempo, com o acompanhando, com a experiência, com tempo de carreira, a gente começa a perceber que a cicatriz é sim muito importante, porque depois de passar aquele primeiro impacto do tratamento da doença, o que sobra efetivamente, é a cicatriz, e se a gente não tiver um cuidado no pré-operatório, no intraoperatório e no pós-operatório, às vezes o paciente vai estar curado de uma doença mas vai ter uma sequela; vai ter uma cicatriz; uma retração; uma dificuldade de movimento; um incômodo para engolir, para respirar, para mexer eventualmente o pescoço e isso causa bastante desconforto.
Então, sempre que vocês forem passar por um procedimento, qualquer procedimento cirúrgico, a prioridade não pode ser outra que não a parte do tratamento da doença em si, mas sempre conversem com o seu cirurgião ou com o seu especialista, independente da região do corpo, e entendam quais são os cuidados que vocês podem ter antes da cirurgia e principalmente depois da cirurgia, para que tenha uma qualidade de vida melhor e uma diminuição do efeito estético da cicatriz.
A gente se preocupa muito na região da cabeça pescoço com esse tipo de situação, porque é uma região muito exposta, diferente de uma cicatriz de vesícula, por exemplo, que às vezes fica escondida embaixo da roupa e tal, e vai aparecer mais quando a gente for colocar uma roupa mais curta ou na praia ou na piscina etc, mas, na região de cabeça e pescoço acaba ficando muito exposto, então preocupem-se com isso e conversem com o seu cirurgião.