Dr. Arthur Vicentini

Aumento do tamanho dos Linfonodos em Crianças

Atualizado em: 20/01/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O aumento do tamanho dos linfonodos em crianças, principalmente em idade pré-escolar ou começo da idade de escola, costuma deixar os pais preocupados de que isso possa ser uma doença grave.

Causas de aumento do tamanho dos linfonodos

É bastante comum crianças pequenas terem um monte de infecções respiratórias, resfriados, dor de garganta, dor de ouvido, várias vezes durante o ano.

Essas crianças precisam ser observadas e algumas vezes tratadas com medicação sintomática e outras com antibiótico. Porém, isso fica à critério do pediatra e especialistas nessa área.

É importante saber que essas inflamações e infecções respiratórias podem causar o aumento do tamanho de linfonodos, até porque o sistema imunológico da criança ainda está em formação.

Sinais de alerta do aumento do tamanho dos linfonodos

Normalmente, o que os Cirurgiões de Cabeça e Pescoço fazem é acompanhar o quadro e ver se não tem nenhum sinal de alerta, como, por exemplo:

  • endurecimento dos linfonodos;
  • aumento muito exacerbado de tamanho;
  • saída de pus ou outro tipo de secreção para a pele;
  • obstrução de vias respiratórias;
  • compressão de outras estruturas.

Lembrando que podem existir outros tipos de doenças, mas que em crianças são menos comuns. O que os médicos e cirurgiões fazem é observar esse quadro por um período adequado antes de efetivamente fazer procedimentos, como biópsia, cirurgias e punções, porque isso cria um trauma bastante grande na criança e pode trazer sequelas quando feito de forma inadequada.

Portanto, se você é pai ou mãe, ou conhece pais que têm crianças pequenas com aumento de tamanho de linfonodos, compartilhe esse vídeo! E procure um bom Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross