Dr. Arthur Vicentini

Aumento do tamanho dos Linfonodos em Crianças

Atualizado em: 20/01/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O aumento do tamanho dos linfonodos em crianças, principalmente em idade pré-escolar ou começo da idade de escola, costuma deixar os pais preocupados de que isso possa ser uma doença grave.

Causas de aumento do tamanho dos linfonodos

É bastante comum crianças pequenas terem um monte de infecções respiratórias, resfriados, dor de garganta, dor de ouvido, várias vezes durante o ano.

Essas crianças precisam ser observadas e algumas vezes tratadas com medicação sintomática e outras com antibiótico. Porém, isso fica à critério do pediatra e especialistas nessa área.

É importante saber que essas inflamações e infecções respiratórias podem causar o aumento do tamanho de linfonodos, até porque o sistema imunológico da criança ainda está em formação.

Sinais de alerta do aumento do tamanho dos linfonodos

Normalmente, o que os Cirurgiões de Cabeça e Pescoço fazem é acompanhar o quadro e ver se não tem nenhum sinal de alerta, como, por exemplo:

  • endurecimento dos linfonodos;
  • aumento muito exacerbado de tamanho;
  • saída de pus ou outro tipo de secreção para a pele;
  • obstrução de vias respiratórias;
  • compressão de outras estruturas.

Lembrando que podem existir outros tipos de doenças, mas que em crianças são menos comuns. O que os médicos e cirurgiões fazem é observar esse quadro por um período adequado antes de efetivamente fazer procedimentos, como biópsia, cirurgias e punções, porque isso cria um trauma bastante grande na criança e pode trazer sequelas quando feito de forma inadequada.

Portanto, se você é pai ou mãe, ou conhece pais que têm crianças pequenas com aumento de tamanho de linfonodos, compartilhe esse vídeo! E procure um bom Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra um médico com as mãos no pescoço de uma criança.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross