Sumário
O aumento do tamanho dos linfonodos em crianças, principalmente em idade pré-escolar ou começo da idade de escola, costuma deixar os pais preocupados de que isso possa ser uma doença grave.
Causas de aumento do tamanho dos linfonodos
É bastante comum crianças pequenas terem um monte de infecções respiratórias, resfriados, dor de garganta, dor de ouvido, várias vezes durante o ano.
Essas crianças precisam ser observadas e algumas vezes tratadas com medicação sintomática e outras com antibiótico. Porém, isso fica à critério do pediatra e especialistas nessa área.
É importante saber que essas inflamações e infecções respiratórias podem causar o aumento do tamanho de linfonodos, até porque o sistema imunológico da criança ainda está em formação.
Sinais de alerta do aumento do tamanho dos linfonodos
Normalmente, o que os Cirurgiões de Cabeça e Pescoço fazem é acompanhar o quadro e ver se não tem nenhum sinal de alerta, como, por exemplo:
- endurecimento dos linfonodos;
- aumento muito exacerbado de tamanho;
- saída de pus ou outro tipo de secreção para a pele;
- obstrução de vias respiratórias;
- compressão de outras estruturas.
Lembrando que podem existir outros tipos de doenças, mas que em crianças são menos comuns. O que os médicos e cirurgiões fazem é observar esse quadro por um período adequado antes de efetivamente fazer procedimentos, como biópsia, cirurgias e punções, porque isso cria um trauma bastante grande na criança e pode trazer sequelas quando feito de forma inadequada.
Portanto, se você é pai ou mãe, ou conhece pais que têm crianças pequenas com aumento de tamanho de linfonodos, compartilhe esse vídeo! E procure um bom Cirurgião de Cabeça e Pescoço.