Sumário
Quando falamos de punções dos nódulos de tireoide, estamos falando de um exame de investigação, para quando o paciente tem um nódulo, descobrirmos se tem uma relação de malignidade ou não relacionada à ele
No post de hoje, vamos falar melhor a respeito das punções dos nódulos de tireoide. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto.
Como são feitas as Punções?
As punções normalmente são feitas sob anestesia local, com o paciente acordado e sem necessidade de sedação, de anestesia geral para pacientes colaborativos, claro, pois tem alguns pacientes que têm mais medo, ou para criança e idosos, podem precisar de algum apoio do anestesista.
Como dito anteriormente, elas são feitas sob anestesia local, então infiltramos um pouco do anestésico na pele para que o incômodo da picadinha não seja tão importante, o médico faz um ultrassom da região, e para identificar a localização do nódulo, ele entra com a agulha naquela localização onde ele está vendo com o próprio ultrassom.
A ideia é que se aspire uma quantidade de células dali e que essas células depois sejam colocadas em uma lâmina, em um pedacinho de vidro, para serem olhadas em um microscópio por um médico especialista em patologia.
Quais as consequências das Punções?
As principais consequências que podem acontecer relacionadas com isso são:
- Dor na região;
- Inchaço na região;
- Possibilidade de sangramento.
Quando o exame é feito sobre ultrassom, com um especialista bem capacitado, bem experiente, nós não costumamos ter estes sangramentos porque no próprio ultrassom nós conseguimos localizar os vasos principais e evitar passar a agulha por dentro deles. De toda maneira, se acontecer algum pequeno sangramento, um pouco mais de inchaço, um pouco de dor, o paciente pode tomar alguma medicação para conter esse sintoma e fazer bolsas de gelo, fazer compressas, repouso, que isso costuma logo se resolver.
Então, normalmente é um procedimento bastante seguro, um pouquinho incômodo, mas nada fora do comum e que é bastante eficaz para identificarmos tumores e pensarmos na possibilidade de benignidade ou malignidade deles.
Se você conhece alguém que tenha nódulos de tireoide, que vai passar por um exame de punção, que eventualmente precise de uma avaliação complementar, fique à vontade para compartilhar este conteúdo com eles.