Sumário
Quando fazer?
Como já publicamos em outro artigo, a Glândula Tireoide faz parte do sistema endócrino e produz hormônios que ajudam a regular o metabolismo do nosso corpo.
Existem diversas doenças que podem acometer a glândula tireoide, desde nódulos benignos, até cânceres originados de suas células, bem como as doenças funcionais. Algumas dessas doenças têm tratamento clínico, no entanto muitas delas levam o paciente à indicação de uma tireoidectomia, ou seja, remoção da Glândula Tireoide.
Cirurgia da Tireoide: indicação
A tireoidectomia pode ser parcial ou total, com ou sem a retirada dos linfonodos do pescoço (falaremos sobre este assunto em uma futura publicação).
Para que seja realizada uma dessas cirurgias, existem indicações já bem estabelecidas na literatura mundial e que, por vezes, têm sido rediscutidas. As principais indicações para a tireoidectomia são:
Suspeita ou confirmação de malignidade
Através de exames como a punção aspirativa por agulha fina, coletamos células que são analisadas ao microscópio, e determinamos a porcentagem de risco de um nódulo da tireoide ser maligno ou benigno (CLassificação de Bethesda).
Sintomas compressivos
Quando o aumento do volume da glândula comprime as estruturas adjacentes presentes no pescoço, surge a dificuldade respiratória, dificuldade alimentar ou alterações da fala, além da compressão dos vasos sanguíneos da região do pescoço.
Bócios mergulhantes
Quando a Tireoide aumenta e se insinua para o tórax, ela passa a ocupar o mediastino, local onde ficam o coração, os grandes vasos sanguíneos e outras estruturas importantes próximas aos pulmões.
Hipertireoidismo sem possibilidade de tratamento clínico
O aumento das funções da Glândula Tireoide leva a alterações de todo o metabolismo do nosso corpo, podendo comprometer algumas de suas funções, e trazer grandes prejuízos para a saúde.
Quando o hipertireoidismo não pode ser tratado de forma clínica, ou com iodo radioativo (por contraindicação de uso de medicação ou por falha destas modalidades de tratamento), a alternativa é a remoção da glândula tireoide.
Queixas Estéticas
Por estarem em localização de grande exposição (região anterior do pescoço), algumas pessoas podem sentir incômodo estético pelo aumento da tireoide, levando à retirada da glândula quando for necessário.
Somente através de exames específicos e avaliação clínica completa será possível determinar a necessidade e a melhor abordagem para a realização da tireoidectomia.
Procure um cirurgião de cabeça e pescoço habilitado para tirar suas dúvidas. Marque hoje mesmo uma consulta!