Sumário
Neste post, iremos explicar porque ocorrem algumas alterações nos níveis de TSH, se é necessário investigar e como é feito o diagnóstico e tratamento para regular o seus níveis. Confira!
Como é produzido o TSH?
O hormônio tireoestimulante (TSH) é um hormônio que tem relação com a glândula tireoide mas que não é produzido por ela própria, na verdade, ele é produzido pela hipófise, que é uma glândula que fica na atrás dos olhos, e que é considerada a glândula mestra, pois ela faz todo o controle dos outros órgãos e glândulas do nosso corpo que produzem e secretam algum hormônio.
Quando a hipófise produz uma quantidade inadequada de TSH, é possível que se tenha um distúrbio da tireoide.
Porque ocorrem alterações do TSH?
Normalmente, a tireoide pode estar produzindo muito hormônio por conta própria, devido ao estímulo de anticorpos e etc,e isso faz o TSH diminuir.
Também podemos ter o contrário, a tireoide pode sofrer agressões, inflamações ou alterações também causadas por anticorpos, tirando a globulina e a peroxidase, e isso faz com que a tireoide vá perdendo função ao longo do tempo, fazendo com que a hipófise perceba isso através dos seus receptores e comece a aumentar a produção de TSH.
O TSH muito elevado ou muito diminuído podem sim ser sinais de disfunção da tireoide, que normalmente é um indicativo desse problema.
Diagnóstico e tratamento
Quando é notada uma alteração, é preciso fazer uma investigação complementar com exames mais profundos, às vezes até exames de imagem para poder entender o que está acontecendo anatomicamente com a glândula.
Baseado no resultado dos exames são tomadas medidas de reposição ou de bloqueio, e às vezes, quando necessário até medidas cirúrgicas.