Sumário
No post de hoje, iremos falar sobre a tireoide e suas principais disfunções, explicando qual é a principal causa de cada uma. Acompanhe para entender melhor!
O que é a Tireoide?
Quando falamos de tireoide, estamos nos referindo à glândula tireoide, que fica bem na região central do pescoço. Essa é uma glândula endócrina, que produz uma série de hormônios que regulam a velocidade do funcionamento do nosso organismo e do nosso corpo.
Alterações na Glândula Tireoide
Quando a gente tem alterações da função da tireoide, a gente pode ter hipertireoidismo ou hipotireoidismo, duas alterações que acontecem quando a tireoide trabalha muito ou quando ela trabalha pouco.
A causa mais comum para essas alterações acontecerem, está relacionado com alguns anticorpos que são produzidos pelo nosso sistema imunológico, que produz uma série de anticorpos, que é natural que a gente tenha para se defender tanto de agressões externas, como vírus, bactérias e fungos, como de agressões internas.
O problema, é que às vezes ele acaba trazendo algumas alterações e algumas doenças para o nosso organismo, então, ele produz anticorpos que atacam a própria parte do corpo, nesse caso específico, a tireoide.
Hipertireoidismo
Se a gente tiver um anticorpo que simula a função do TSH (hormônio tireoestimulante), a gente pode ter uma ativação maior da tireoide, o que chamamos de hipertireoidismo, por conta dessa ativação maior do funcionamento.
Essa é a causa do que é chamado de doença de Graves, que é a causa principal do hipertireoidismo.
Hipotireoidismo
Se tivermos outros dois tipos de anticorpos, que a gente chama de anti-tpo (tireoperoxidase) e antitireoglobulina, a gente pode ter uma destruição lenta e gradual das células da tireoide, e isso faz com que a gente tenha uma produção menor dos hormônios tireoidianos, levando ao hipotireoidismo. E isso é a causa do hipotireoidismo da doença de Graves.
Então, as duas principais doenças da tireoide, o hipertireoidismo e o hipotireoidismo estão relacionados ao sistema imunológico e a alguns anticorpos.