Sumário
Não só o uso de bebidas alcoólicas, como o uso de cigarro, são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de boca, que pode se desenvolver devido a feridas causadas pelo uso dessas substância.
Hoje iremos falar a respeito da relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer de boca. Acompanhe!
Fatores de risco para o Câncer de Boca
Quando nós falamos a respeito de câncer de boca, temos que lembrar que os principais fatores de risco estão relacionados com o uso de substâncias inadequadas, como o uso de cigarro e de bebida alcoólica. O cigarro por si só já é muito prejudicial à saúde, independente da quantidade usada, mas quando falamos a respeito do uso de bebida alcoólica, é um pouco diferente.
Existem algumas orientações, alguns consensos, que sugerem o uso de álcool em pequena quantidade na dieta de alguns pacientes específicos, que pode ter benefícios para a saúde realizando essa dieta. É importante lembrar que qualquer coisa que seja feita em grande quantidade, de forma excessiva, pode trazer alterações para a nossa saúde, inclusive o consumo de álcool.
Como o consumo de álcool desencadeia o Câncer de Boca
Se uma pessoa consome todo dia 3, 4, 5 doses de bebida alcoólica, seja ele uísque, cerveja, vinho, entre outras, isso pode sim causar alterações, fazendo com que se criem lesões na camada interna da boca, que a gente chama de mucosa, e essas lesões ao longo do tempo podem desencadear o surgimento de alguma mutação nas células, no DNA das células, e isso sim se tornar um câncer, por conta da proliferação celular inadequada.
Se você conhece alguém que usa bebida alcoólica em grande quantidade, mesmo que não seja considerado um alcoólatra, compartilhe esse conteúdo para ela e com outras pessoas, para que elas possam ter uma saúde ainda melhor.