Dr. Arthur Vicentini

Tratamento complementar com Iodo radioativo

Atualizado em: 04/08/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando a gente fala a respeito do tratamento complementar com iodo radioativo, nós estamos falando de pacientes que tiveram tumor de tireoide, um tumor maligno, que precisaram fazer uma cirurgia para remoção deste tumor e que depois vão passar por um tratamento complementar para reforçar as chances de evitarmos que este tumor volte.

No post de hoje, iremos falar a respeito do tratamento complementar com iodo radioativo. Continue nos acompanhando para saber mais sobre!

Como este Tratamento é realizado?

Este tratamento normalmente é feito por um médico nuclear, um especialista de medicina nuclear, e para que a gente possa fazer este tipo de tratamento, tem várias situações de preparo. A que irei falar hoje especialmente é a questão da restrição do iodo.

Restrição do Iodo

É muito importante que o paciente faça um preparo todo com restrição de iodo para que o corpo do paciente quando receber o iodo radioativo se comporte de forma mais adequada.

O que não ingerir durante o Tratamento?

Cada paciente precisa ser bem orientado para o tratamento, especificamente, ter uma lista de situações de alimentos e de outras substâncias que podem ser usadas e que não podem, mas em linhas gerais, a gente precisa evitar alimentos com iodos e outras substâncias.

É importante que o paciente evite:

  • Frutos do mar;
  • Sal comum;
  • Tintura de cabelo;
  • Alguns tipos de esmalte de unha.

Além de outras substâncias, para que o corpo esteja mais bem preparado.

Então, se você conhece alguém que fez o tratamento de tumor de tireoide, precisou passar por iodoterapia ou que está neste processo, está se preparando para complementar o tratamento, podem compartilhar este conteúdo com eles e nos acompanhem para aprenderem sempre mais sobre o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra a ilustração de uma tireoide

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross