Sumário
Quando a gente fala a respeito do tratamento complementar com iodo radioativo, nós estamos falando de pacientes que tiveram tumor de tireoide, um tumor maligno, que precisaram fazer uma cirurgia para remoção deste tumor e que depois vão passar por um tratamento complementar para reforçar as chances de evitarmos que este tumor volte.
No post de hoje, iremos falar a respeito do tratamento complementar com iodo radioativo. Continue nos acompanhando para saber mais sobre!
Como este Tratamento é realizado?
Este tratamento normalmente é feito por um médico nuclear, um especialista de medicina nuclear, e para que a gente possa fazer este tipo de tratamento, tem várias situações de preparo. A que irei falar hoje especialmente é a questão da restrição do iodo.
Restrição do Iodo
É muito importante que o paciente faça um preparo todo com restrição de iodo para que o corpo do paciente quando receber o iodo radioativo se comporte de forma mais adequada.
O que não ingerir durante o Tratamento?
Cada paciente precisa ser bem orientado para o tratamento, especificamente, ter uma lista de situações de alimentos e de outras substâncias que podem ser usadas e que não podem, mas em linhas gerais, a gente precisa evitar alimentos com iodos e outras substâncias.
É importante que o paciente evite:
- Frutos do mar;
- Sal comum;
- Tintura de cabelo;
- Alguns tipos de esmalte de unha.
Além de outras substâncias, para que o corpo esteja mais bem preparado.
Então, se você conhece alguém que fez o tratamento de tumor de tireoide, precisou passar por iodoterapia ou que está neste processo, está se preparando para complementar o tratamento, podem compartilhar este conteúdo com eles e nos acompanhem para aprenderem sempre mais sobre o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço!