Dr. Arthur Vicentini

Qual a importância da Reabilitação para pacientes laringectomizados?

Atualizado em: 19/01/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Pacientes laringectomizados são aqueles que removeram a caixa de voz, fizeram a ressecção da laringe

No post de hoje, falaremos a respeito da reabilitação de pacientes laringectomizados. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto!

Pacientes laringectomizados Totais

A laringe, como todos nós sabemos, fica na região central do pescoço, ela é o começo da via respiratória e depois dela temos a traquéia, os pulmões, etc.

Quando algum paciente tem um tumor da laringe, principalmente tumores malignos, nós acabamos fazendo ressecções desta estrutura toda que pode ser parcial ou total, mas hoje iremos falar sobre os pacientes laringectomizados totais.

Esses pacientes perdem a capacidade de falar como nós falamos normalmente, então o que precisamos fazer é pensar em formas de fazer a reabilitação da voz.

Laringe eletrônica

Uma das principais formas é através da laringe eletrônica, que é um aparelhinho que encosta na região do pescoço e isso emite uma vibração, o paciente consegue falar com uma voz um pouco mais metálica e tem alguma alteração no tom.

Voz esofágica

Outra opção é o paciente aprender a deglutir e falar como se fosse arrotando, então ele faz o que chamamos de voz esofágica. Não é exatamente do mesmo jeito que acabei de citar mas é parecido. Então, o paciente engole esse ar e consegue soltá-lo e vocalizar e verbalizar.

Prótese fonatória

E a outra opção é quando fazemos a reabilitação através da prótese fonatória. A prótese fonatória é uma válvula unidirecional, que conecta a faringe com a traquéia, que já foi desconectado por conta da ressecção da laringe, e através da passagem de ar o paciente consegue fazer o ar chegar dos pulmões de novo na boca e consegue vocalizar e verbalizar.

Então, essas são as 3 principais maneiras de fazer a reabilitação da voz para pacientes laringectomizados.

Se você conhece alguém que tem traqueostomia, que fez uma laringectomia por conta de um tumor, ou que vai passar por um procedimento desses, que está fazendo reabilitação, compartilhe este conteúdo com eles e continue nos acompanhando por aqui e por nossas redes!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quais as possíveis complicações de uma Cirurgia Paratireoide?

Descubra tudo sobre a cirurgia das glândulas paratireoides: do hiperparatiroidismo aos cuidados pós-operatórios. Saiba como garantir uma recuperação tranquila e melhoria na qualidade de vida.
Saiba Mais

Carreira de Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Desvende as múltiplas facetas do médico moderno além do consultório. Da comunicação à gestão, explore as diversas responsabilidades e desafios dessa profissão. Compartilhe experiências e descubra como escolher o caminho certo na carreira médica.
Saiba Mais

O que causa a obstrução dos ductos salivares?

Compreenda as causas, consequências e tratamentos para obstruções nas glândulas salivares. Descubra como essas condições podem afetar sua saúde bucal e digestiva, e saiba mais sobre as opções de tratamento disponíveis para aliviar o desconforto associado.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
08:00 | 18/04/2024
magnifiercross