Sumário
Quando falamos de nódulos de tireoide, estamos falando de várias doenças diferentes que se apresentam em forma de carocinho dentro da glândula tireoide
No post de hoje, falaremos a respeito de pseudo-tratamentos de nódulos de tireoide. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto!
Tratamento dos Nódulos malignos
Antes de falarmos do tratamento dos nódulos malignos, é importante frisar que em mais de 90% das vezes, eles são benignos, e esses nódulos benignos na maioria das vezes não precisa de tratamento, apenas uma observação ou acompanhamento.
Os outros 10%, tumores malignos da tireoide, ainda classicamente, determinamos o procedimento cirúrgico, a ressecção destes nódulos junto com o restante da glândula, ou parte dela ou inteira, o que chamamos de tireoidectomia parcial ou tireoidectomia total, para que com isso seja removida toda a doença, toda a lesão.
Tratamento dos Nódulos benignos
Embora, como dizemos, a maioria dos nódulos benignos não precisam de tratamento, alguns deles ainda podem precisar por conta de alguns fatores, como:
- Aumento do volume;
- Produção excessiva de hormônios;
- Questões estéticas;
- Dificuldade para engolir;
- Sintomas compressivos;
- Dificuldade para respirar.
Hoje tem se tentado diminuir a quantidade de tratamentos cirúrgicos, têm tentado ser menos invasivos na medicina como um todo quando é possível.
Atenção com Pseudo-tratamentos
Existem tentativas de tratamentos com radioablação, tratamentos de cirurgias com incisões em locais mais escondidos, mas acho que temos que tomar bastante cuidado para não se entusiasmar muito com situações que podem ser vistas como um nicho de mercado.
Por exemplo, não existe nenhuma comprovação científica séria de possibilidade de tratamento com ozônio ou tratamento com lugol, essas coisas já foram pesquisadas e vimos que não funcionam muito bem.
Então, tudo que é feito do ponto de vista da medicina tem que ser feito com cuidado, com pesquisa, com base científica, com segurança, coisas que sabemos que vão trazer benefícios para o paciente a médio-longo prazo.
Então, fica aqui nosso apelo para que tomem cuidado com essas tentativas mirabolantes de tratamento, com coisas muito diferentes que apenas um médico sabe fazer, para não colocar a saúde de vocês em risco!