Dr. Arthur Vicentini

O que é Hiperparatireoidismo?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Hiperparatireoidismo é o aumento da função das paratireoides, que são quatro glândulas pequenas localizadas atrás da glândula tireoide e produzem um hormônio chamado paratormônio ou PTH que controla o equilíbrio do cálcio no corpo.

Em alguns casos, uma dessas glândulas pode começar a produzir mais hormônio do que deveria e a crescer de tamanho aumentando a produção do PTH e o paciente começa a ter distúrbios do cálcio que levam a alguns sintomas e doenças.

O hiperparatireoidismo mais comum é o primário, que é quando a glândula começa a produzir mais hormônio causando distúrbios.

Diagnóstico do hiperparatireoidismo

Na maioria absoluta dos casos, as alterações são assintomáticas e o diagnóstico dessa doença é feito com achados de exames. O médico pede um exame de PTH por conta de uma investigação de outras doenças e acaba encontrando essas mudanças de níveis nos exames que foram solicitados.

Após diagnosticar o aumento do cálcio, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço determinará se precisa de cirurgia ou não para retirar a glândula.

Sintomas do hiperparatireoidismo

Nos casos em que o paciente é sintomático, normalmente ele apresentará alterações como a formação de cálculos renais recorrentes. Ou seja, o paciente retira o cálculo, toma medicações e mesmo assim acaba tendo cálculos renais outras vezes. Assim é possível descobrir que a causa para a formação dos cálculos renais é derivada da paratireoide e ela precisa ser tratada.

Além da formação de cálculos, o paciente também pode ter dificuldades de evacuação e alterações psiquiátricas, como: perda de memória, agitação e mudanças no comportamento.

Em pacientes com hiperparatireoidismo mais avançado e com níveis mais elevados de PTH, as dores nos ossos são bastante comuns.

Ao se fazer exame de densitometria óssea, é possível observar alterações de osteopenia, que é uma redução da quantidade de cálcio nos ossos e osteoporose que é uma redução mais abrupta desses níveis de cálcio.

Se você conhece alguém que tem essa doença, que foi tratado dessa doença, que esteja em investigação ou que tenha alguma suspeita, compartilhe o post.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra a ilustração da glândula da tireoide.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
Pessoa aponta um lápis para uma pinta escura e elevada na nuca, sugerindo análise dermatológica ou exame de sinais na pele.

Carcinoma espinocelular: o que é?

Carcinoma espinocelular: entenda o que é, onde aparece e os principais fatores de risco como sol, cigarro e álcool.
Saiba Mais
A imagem ilustra um homem de óculos de grau com a mão na garganta como se estivesse sentindo dor

Sinais que o corpo nos envia sobre a saúde.

Sangramento na boca pode ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um especialista e quais sintomas merecem atenção com explicação médica clara.
Saiba Mais
magnifiercross