Dr. Arthur Vicentini

Nasofibrolaringoscopia requer preparos? O exame é doloroso?

Atualizado em: 14/03/2024
Tempo de leitura: 3 minutos
A nasofibrolaringoscopia é um exame fundamental para a avaliação das vias aéreas superiores, permitindo uma análise detalhada da região nasal, oral, rinofaringe, orofaringe, hipofaringe e laringe.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Neste post, exploraremos o que é esse procedimento, para que serve, como é realizado e quais são os cuidados necessários antes e depois da sua realização. Continue lendo para adentrar no mundo dessa importante técnica médica.

O que é Nasofibrolaringoscopia

Quando a gente fala da nasofibrolaringoscopia, a gente está falando de uma série de exames diferentes que acabam sendo agrupados no mesmo time ali, em uma mesma classe.

Para que o exame serve

Basicamente, com esse exame a gente quer avaliar a porção posterior da região da via aérea alta. Em geral, a gente consegue ver vários componentes da garganta, como a cavidade nasal ou mesmo a cavidade oral; a rinofaringe ou a nasofaringe; a orofaringe e a gente consegue ver lá embaixo a hipofaringe e a laringe, que é a caixa da voz.

Como é feito o exame

Normalmente, esse procedimento é feito com uma câmera flexível com um aparelho que tem uma haste flexível e bem fininho, bem mais fino do uma caneta, que conta com uma luz em sua ponta, que permite a visualização através de uma tela. 

Nesse aparelho a gente passa um spray lubrificante, que também tem um efeito anestésico, e entra devagarzinho pela cavidade nasal, sempre sob visualização direta. Então, esse aparelhinho vai passando por dentro do nariz vendo as estruturas, desviando das estruturas que são mais incômodas até chegar lá na região posterior, na região da nasofaringe ou rinofaringe, e depois a gente ângula o aparelho para baixo para poder ver toda essa região da árvore respiratória

Esse processo causa um pouquinho de desconforto e um pouquinho de incômodo em algumas pessoas, mas é super tolerável, tanto que a gente consegue até fazer em crianças e em idosos esse tipo de procedimento sem grande dificuldade. Claro, crianças muito pequenininhas acabam sendo um pouco mais difíceis, mas crianças a partir de 3/4 anos já toleram um pouco melhor.

Preparos para o exame

O preparo principal para esse tipo de exame é manter uma alimentação mais leve ou evitar até, pelo um período aí de umas 2 horas, uma alimentação mais intensa, como um almoço ou um pratão de comida etc., para que não tenha náusea ou um desconforto maior, e se possível, manter uma higiene adequada da região nasal também. Então, é importante assoar bem o nariz, fazer lavagem nasal e essas coisas para lubrificar e para poder limpar um pouquinho mais a cavidade para facilitar esse acesso.

Além disso, não tem muitos outros preparos. É só tentar manter a calma, manter a tranquilidade, evitar movimentos muito bruscos da cabeça durante o exame, movimentações aí que podem estragar o aparelho, e principalmente, machucar o paciente. Uma preocupação que a gente sempre tem é que isso não cause nenhum dano para o paciente.

Cuidados após o exame

Após exame, a maioria dos pacientes a gente pede para ficar uns 5/10 minutinhos sentado ali descansando para que ele também não tenha nenhum desconforto, nenhum mal estar e depois o paciente possa voltar para rotina e para a atividade normal dele.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross