Sumário
Quando falamos de lesões pré-malignas da cavidade oral, estamos basicamente falando de leucoplasias, e eritroplasias, que são nomes relacionados a este tipo de situação.
No post de hoje, falaremos a respeito das doenças pré-malignas da cavidade oral. Continue nos acompanhando e descubra mais sobre o assunto!
O que são Lesões pré-malignas?
As lesões pré-malignas são lesões que caso o seu processo de formação não for revertido, se não for feito um tratamento adequado, uma observação, essas lesões podem se transformar em tumores malignos, podem se transformar em câncer.
Quais são os tipos de Lesões pré-malignas?
As duas lesões mais conhecidas, como eu citei, são as leucoplasias e as sinocoplasias.
Leucoplasias
As leucoplasias são placas esbranquiçadas que normalmente ficam na região onde podemos ter algum trauma na cavidade oral, na parte interna da bochecha ou na borda lateral da língua.
Eritroplasias
Pensando em lesões eritroplásticas, temos as eritroplasias, que são bem semelhantes à essas primeiras que citei, porém, são avermelhadas e tem uma chance maior de se tornarem tumores malignos.
Como aparecem estas lesões?
Normalmente, essas lesões podem apresentar:
- Regiões de ferida;
- Alguma região de sangramento;
- Pouca dor (lesões lisas).
Se vocês conhecem alguém que fuma, que tem o hábito de usar bebidas alcoólicas em quantidades maiores ou que têm próteses dentárias, dentaduras que não são bem adaptadas, que passam por manutenção, pessoas que tem alguma ferida ou outra alteração, compartilhem este conteúdo para elas para que a gente possa desenvolver o hábito de cuidar melhor das pessoas e diminuir a chance de desenvolvimento de surgimento de tumores.