Dr. Arthur Vicentini

Lesões pré-malignas da Cavidade Oral

Atualizado em: 11/08/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando falamos de lesões pré-malignas da cavidade oral, estamos basicamente falando de leucoplasias, e eritroplasias, que são nomes relacionados a este tipo de situação.

No post de hoje, falaremos a respeito das doenças pré-malignas da cavidade oral. Continue nos acompanhando e descubra mais sobre o assunto!

O que são Lesões pré-malignas?

As lesões pré-malignas são lesões que caso o seu processo de formação não for revertido, se não for feito um tratamento adequado, uma observação, essas lesões podem se transformar em tumores malignos, podem se transformar em câncer.

Quais são os tipos de Lesões pré-malignas?

As duas lesões mais conhecidas, como eu citei, são as leucoplasias e as sinocoplasias.

Leucoplasias

As leucoplasias são placas esbranquiçadas que normalmente ficam na região onde podemos ter algum trauma na cavidade oral, na parte interna da bochecha ou na borda lateral da língua.

Eritroplasias

Pensando em lesões eritroplásticas, temos as eritroplasias, que são bem semelhantes à essas primeiras que citei, porém, são avermelhadas e tem uma chance maior de se tornarem tumores malignos.

Como aparecem estas lesões?

Normalmente, essas lesões podem apresentar:

  • Regiões de ferida;
  • Alguma região de sangramento;
  • Pouca dor (lesões lisas).

Se vocês conhecem alguém que fuma, que tem o hábito de usar bebidas alcoólicas em quantidades maiores ou que têm próteses dentárias, dentaduras que não são bem adaptadas, que passam por manutenção, pessoas que tem alguma ferida ou outra alteração, compartilhem este conteúdo para elas para que a gente possa desenvolver o hábito de cuidar melhor das pessoas e diminuir a chance de desenvolvimento de surgimento de tumores.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra um palito de madeira e um objeto de iluminação próximos da boca de um homem

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
14:18 | 03/04/2025
magnifiercross