Dr. Arthur Vicentini

Invasão ganglionar ou linfonodal em tumores de cabeça e pescoço

Atualizado em: 07/03/2025
Tempo de leitura: 1 minuto
Entenda como os linfonodos cervicais podem ser acometidos por tumores malignos. Alterações nesses linfonodos, conhecidas como metástase linfonodal, são comuns e podem exigir tratamentos intensivos. Compartilhe essa informação e ajude a promover a conscientização sobre a saúde!
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Ao abordar tumores da região da cabeça, do pescoço e dos órgãos cervicais, é comum tratar de casos em que os tumores podem se espalhar para outras regiões. Essa característica não é exclusiva de tumores de cabeça e pescoço, mas faz parte do comportamento de diversos tipos de tumores no organismo.

Metástase

Nos tumores de cabeça e pescoço, é muito comum observar alterações nos linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos. Na região cervical, há pelo menos trezentos linfonodos, que desempenham um papel importante no sistema imunológico. Entretanto, esses linfonodos podem ser acometidos e servir como pontos de disseminação da doença, um processo conhecido como metástase.

Quando tumores malignos atingem os linfonodos, essa condição é chamada de metástase linfonodal. É essencial observar as características desses linfonodos, pois o tumor pode permanecer contido dentro do gânglio ou causar o que se denomina extravasamento. Essa situação, comparada a uma explosão, demanda tratamentos mais agressivos para evitar a propagação do tumor.

Recomendação

Caso um paciente apresente um tumor, mesmo pequeno, mas com metástase linfonodal e sinais de extravasamento, como a ruptura da cápsula do linfonodo, é necessário um tratamento mais intenso. Esses casos geralmente envolvem abordagens complexas, que combinam modalidades como cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, dependendo da situação específica.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Imagem microscópica de células com aparência tumoral em fundo vermelho, destacando a proliferação celular, com o ícone do YouTube sobreposto no centro.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silhueta de uma pessoa falando, com ondas sonoras saindo da boca sobre fundo azul, simbolizando emissão e análise da voz.

Voz muito grossa ou muito fina? Temos tratamento!

A tireoplastia é uma cirurgia que permite ajustar o tom e o timbre da voz, trazendo harmonia e autoconfiança a pacientes insatisfeitos com sua voz.
Saiba Mais
Mulher jovem abraça outra mulher com lenço na cabeça e cicatrizes no colo, simbolizando apoio e força durante tratamento contra o câncer.

Câncer em pessoas cada vez mais jovens: um alerta crescente

Câncer em jovens: entenda a relação com o HPV, conheça os principais sintomas e saiba quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Ilustração anatômica mostrando glândulas salivares destacadas em laranja no rosto humano, com ícone de reprodução de vídeo sobreposto.

Cálculo na glândula salivar: o que é?

Entenda sobre cálculos em glândulas salivares: sintomas, causas e tratamento para manter sua saúde bucal em dia.
Saiba Mais
magnifiercross