Dr. Arthur Vicentini

HPV e os tumores de boca e garganta

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Os tumores de cavidade oral estão mais relacionados, principalmente, com fatores de risco como tabagismo e etilismo.

Relação do HPV com tumores de boca e orofaringe

Existe uma dúvida: se os tumores de cavidade oral também podem estar relacionados com o vírus do HPV. Mas os últimos estudos não têm mostrado uma relação importante da infecção por esse vírus com os cânceres de boca.

No entanto, os tumores de orofaringe, que é a região posterior à boca, onde estão localizadas as amígdalas e a base da língua, essa região é bastante rica em tecido linfóide, ou seja, tecido linfático do sistema imunológico, estão cada vez mais associados a este vírus.

Portanto, o vírus do HPV tem uma predileção por se alojar nessa região e em outras estruturas, e ainda, há a probabilidade de causar alterações e inflamações que ao longo da vida podem vir a desenvolver tumores.

Os tumores da orofaringe, região conhecida popularmente como garganta, assim como outras partes do trato aerodigestivo alto, possuem bastante relação com HPV.

Hoje em dia, nos Estados Unidos, a infecção pelo HPV já é a principal causa dos cânceres de orofaringe. Aqui no Brasil, ainda, os cânceres de orofaringe estão mais relacionados com o uso de cigarro e do álcool, mas a prevalência já está aumentando bastante.

Pode ser que em algum tempo aconteça o que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa, que é uma inversão do fator de risco principal e pode ser que em algum momento tenhamos mais cânceres de orofaringe relacionados com o vírus do HPV.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há uma representação gráfica de uma molécula do vírus do HPV.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Ilustração de uma mão humana tocando uma mão robótica com fundo tecnológico e ícones digitais, representando inteligência artificial na medicina.

A inteligência artificial pode ajudar na detecção de tumores?

Descubra como a inteligência artificial está revolucionando a medicina, auxiliando na detecção precoce e no tratamento de tumores com mais precisão e eficiência.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
11:57 | 28/03/2025
magnifiercross