Sumário
Os tumores de cavidade oral estão mais relacionados, principalmente, com fatores de risco como tabagismo e etilismo.
Relação do HPV com tumores de boca e orofaringe
Existe uma dúvida: se os tumores de cavidade oral também podem estar relacionados com o vírus do HPV. Mas os últimos estudos não têm mostrado uma relação importante da infecção por esse vírus com os cânceres de boca.
No entanto, os tumores de orofaringe, que é a região posterior à boca, onde estão localizadas as amígdalas e a base da língua, essa região é bastante rica em tecido linfóide, ou seja, tecido linfático do sistema imunológico, estão cada vez mais associados a este vírus.
Portanto, o vírus do HPV tem uma predileção por se alojar nessa região e em outras estruturas, e ainda, há a probabilidade de causar alterações e inflamações que ao longo da vida podem vir a desenvolver tumores.
Os tumores da orofaringe, região conhecida popularmente como garganta, assim como outras partes do trato aerodigestivo alto, possuem bastante relação com HPV.
Hoje em dia, nos Estados Unidos, a infecção pelo HPV já é a principal causa dos cânceres de orofaringe. Aqui no Brasil, ainda, os cânceres de orofaringe estão mais relacionados com o uso de cigarro e do álcool, mas a prevalência já está aumentando bastante.
Pode ser que em algum tempo aconteça o que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa, que é uma inversão do fator de risco principal e pode ser que em algum momento tenhamos mais cânceres de orofaringe relacionados com o vírus do HPV.