Sumário
O câncer de orofaringe tem fatores de risco bem conhecidos. As principais causas estão relacionadas ao tabagismo, uso excessivo de bebida alcoólica e as infecções pelo vírus HPV.
Chamamos de orofaringe a porção da garganta localizada no fundo da boca. Ela inclui as amígdalas (tonsilas palatinas), o palato mole, a base da língua, os pilares amigdalianos e suas paredes posteriores e laterais. Todas essas estruturas podem ser sítio do desenvolvimento de tumores, devendo o paciente e seu médico ficarem atentos aos sinais e sintomas.
É bastante comum que esse tipo de tumor maligno seja associado ao hábito de fumar. Entretanto, o tabaco é apenas um dos fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença. Por isso, ela também pode se manifestar em pessoas não fumantes.
Para esclarecer melhor esse assunto, preparamos este artigo apresentando as principais causas e fatores de risco para o câncer de orofaringe, além de mostrar os seus sintomas e as formas de diagnóstico e de prevenção. Continue lendo e descubra como cuidar ainda melhor da sua saúde!
O que causa Câncer de Orofaringe?
As principais causas do câncer de orofaringe são o consumo de tabaco, a ingestão de bebidas alcoólicas e infecção por HPV.
Tabagismo
O consumo de tabaco está associado a diferentes tipos de câncer, e o de orofaringe tem uma relação muito estreita com o hábito de fumar. Isso por causa da exposição mais intensa que essa região tem à fumaça e às toxinas do cigarro.
Essas substâncias provocam “agressões” nas células da boca e da garganta, assim, é necessário reparar esses danos, o que faz com que as células se multipliquem mais rapidamente. Essa aceleração da sua reprodução aumenta o risco de erros na hora de copiar DNA, por isso, existem maiores chances de essas novas células sofrerem mutações e perderem os mecanismos de controle da replicação, dando origem aos tumores malignos.
Além disso, as substâncias químicas presentes no tabaco podem provocar danos diretos ao DNA das células. Logo, elas se reproduzem com esse DNA alterado, outro mecanismo que pode causar o surgimento do câncer.
Infecção por HPV
A infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) é uma das causas mais frequentes do câncer de orofaringe em pessoas não fumantes. Esse vírus também atinge as células, mas, nesse caso, faz com que elas produzam proteínas específicas.
Essas proteínas afetam o crescimento adequado das células porque desligam alguns genes responsáveis por essa atividade. Com isso, as células crescem de uma forma descontrolada, o que pode levar à formação do câncer.
Consumo de bebidas alcoólicas
Assim como acontece com o tabaco, as bebidas alcoólicas provocam danos às células. Com a necessidade de reparação dos tecidos, pode haver crescimento acelerado, com o risco de desenvolvimento de malignidade.
O álcool também potencializa a ação das substâncias químicas presentes no tabaco que danificam o DNA celular. É por isso que os riscos de desenvolver câncer de orofaringe são ainda maiores quando se associa o uso do tabaco e do álcool.
Sendo assim, podemos apontar como fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de orofaringe:
- A infecção pelo HPV;
- O consumo de bebidas alcoólicas;
- O hábito de fumar.
Além deles, uma alimentação desbalanceada, o sistema imunológico debilitado e algumas enfermidades genéticas também podem contribuir para a doença.
Quais são os sintomas do Câncer de Orofaringe?
Existem diferentes sintomas que podem contribuir para a própria pessoa identificar os primeiros sinais do câncer de orofaringe. Esses sintomas incluem manifestações como:
- Caroço ou inchaço no pescoço ou na bochecha;
- Alterações na voz;
- Dormência na região da boca;
- Dificuldade para mastigar e/ou engolir;
- Redução da motilidade da mandíbula ou da língua;
- Feridas que não cicatrizam;
- Dor;
- Manchas brancas ou vermelhas;
- Sensação de bola na garganta;
- Mau hálito constante;
- Sangramento.
Qualquer um desses sintomas precisa ser investigado mais a fundo pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço, a fim de obter um diagnóstico o mais rápido possível e dar início ao tratamento.
É possível prevenir o Câncer de Orofaringe?
Como o câncer de orofaringe está relacionado principalmente com o tabaco, a prevenção é feita evitando fumar. Também é muito importante evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e evitar a combinação delas com o tabaco.
Outra medida importante é tomar a vacina contra o HPV e se prevenir durante o sexo oral, uma vez que essa é a principal forma de contaminação pelo HPV.
A adoção de outros hábitos saudáveis também contribui para manter o equilíbrio do organismo e assim evitar a manifestação do câncer.
Então, adote uma alimentação equilibrada e, ao perceber qualquer sintoma, consulte o Cirurgião de Cabeça e Pescoço.