Dr. Arthur Vicentini

Cirurgia da Glândula Submandibular: Pós-operatório

Atualizado em: 03/02/2022
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O pós-operatório da cirurgia de glândulas submandibulares é uma dúvida muito frequente, e muitos pacientes tem dúvidas a respeito de alteração dos nervos e alteração de movimentação do canto da boca.

No post de hoje falaremos um pouco sobre esse assunto, confira!

Como funciona o Pós-operatório

O pós-operatório de uma cirurgia de glândula submandibular depende de vários aspectos de cada paciente. É importante que cada caso seja individualizado.

É necessário ficar atendo aos cuidados gerais, sendo eles:

  • Manter repouso;
  • Evitar grandes movimentos;
  • Evitar esforço físico;
  • Evitar carregar peso;
  • Dieta livre, porém alimentos leves.

Esses cuidados são importantes também para evitar sangramentos e não ter alterações da região da cicatrização. O curativo devo estar sempre fechado e bem limpo para que não haja nenhum tipo de contaminação.

A Cirurgia

Durante a cirurgia, existem alguns nervos bem importantes próximos da glândula submandibular, sendo os principais:

Nervo Hipoglosso: responsável pelo movimento da língua, o nervo lingual, da qual devemos ter cuidado para não ocorrer lesão.

Nervo Facial: faz a movimentação perto da orelha, por baixo da mandíbula, até o cantinho da boca.

Portanto, as alterações de movimento no canto da boca costumam ser normais, e caso não haja nenhuma lesão, tende a melhorar depois do processo pós-inflamatório.

Em situações mais específicas, tratamentos complementares podem ser necessários, como uma fonoterapia, ou reconstrução de nervos, em casos mais extremos, variando de caso a caso.

Então, se você conhece alguém que passou por cirurgia de glândula submandibular ou dor de outras glândulas salivares, alguém que tenha eventualmente uma paralisia facial, que tem alguma outra alteração neste aspecto, fique à vontade para compartilhar este conteúdo.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbios da tireoide e como identificá-los

Descubra como os distúrbios da tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, podem afetar sua qualidade de vida. Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento.
Saiba Mais

Rouquidão: o que causa e sintomas de alerta

Descubra a importância da fisiologia vocal e os fatores que podem afetá-la. Desde a vibração das cordas vocais até as causas da rouquidão, mergulhe nesse universo complexo e entenda os sinais de alerta que demandam atenção especial.
Saiba Mais

Nódulos da Tireoide: diagnóstico e opções de tratamento

Nódulos da tireoide: conheça causas, sintomas e tratamentos. Saiba identificar os sinais precoces de problemas na tireoide. Clique aqui!
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
15:55 | 23/05/2024
magnifiercross