Sumário
O pós-operatório da cirurgia de glândulas submandibulares é uma dúvida muito frequente, e muitos pacientes tem dúvidas a respeito de alteração dos nervos e alteração de movimentação do canto da boca.
No post de hoje falaremos um pouco sobre esse assunto, confira!
Como funciona o Pós-operatório
O pós-operatório de uma cirurgia de glândula submandibular depende de vários aspectos de cada paciente. É importante que cada caso seja individualizado.
É necessário ficar atendo aos cuidados gerais, sendo eles:
- Manter repouso;
- Evitar grandes movimentos;
- Evitar esforço físico;
- Evitar carregar peso;
- Dieta livre, porém alimentos leves.
Esses cuidados são importantes também para evitar sangramentos e não ter alterações da região da cicatrização. O curativo devo estar sempre fechado e bem limpo para que não haja nenhum tipo de contaminação.
A Cirurgia
Durante a cirurgia, existem alguns nervos bem importantes próximos da glândula submandibular, sendo os principais:
Nervo Hipoglosso: responsável pelo movimento da língua, o nervo lingual, da qual devemos ter cuidado para não ocorrer lesão.
Nervo Facial: faz a movimentação perto da orelha, por baixo da mandíbula, até o cantinho da boca.
Portanto, as alterações de movimento no canto da boca costumam ser normais, e caso não haja nenhuma lesão, tende a melhorar depois do processo pós-inflamatório.
Em situações mais específicas, tratamentos complementares podem ser necessários, como uma fonoterapia, ou reconstrução de nervos, em casos mais extremos, variando de caso a caso.
Então, se você conhece alguém que passou por cirurgia de glândula submandibular ou dor de outras glândulas salivares, alguém que tenha eventualmente uma paralisia facial, que tem alguma outra alteração neste aspecto, fique à vontade para compartilhar este conteúdo.