Sumário
Nesse post, trazemos um alerta sobre o diagnóstico precoce, falamos sobre os tumores em estágio avançado e os sintomas de alerta. Acompanhe!
O que são tumores de cavidade oral?
Quando falamos de tumores de cavidade oral, estamos falando de tumores de vários sítios diferentes, como tumores da região do palato (céu da boca), da região do assoalho (chão da boca), das paredes laterais (bochechas) e da própria língua, que é um local onde é bem frequente o desenvolvimento desse tipo de tumor, então, são vários subsítios.
Tumores em estágio avançado
O grande problema desse tumores de boca, é que muitas vezes quando o paciente chega ao especialista, ao cirurgião de cabeça e pescoço, o tumor já está em uma fase um pouco avançada, que já estão grandes, e que efetivamente estão invadindo estruturas mais nobres, que estão ao redor dessa região, como parte do olho, o osso da mandíbula, ou até mesmo o pescoço, invadindo a parte posterior, que é obstruída.
O tratamento desses tumores avançados, passa por sequelas muito mais complicadas, com um tratamento muito mais amplo e muito maior, que demanda muitas vezes, não só uma pequena cirurgia, uma pequena ressecção, mas também o uso de quimioterapia ou radioterapia.
Sinais de alerta
Qualquer paciente que tenha sintomas como:
- Dor prolongada na boca;
- Fissura;
- Lesão;
- Sangramento;
- Ferida que não cicatriza;
- Dentes amolecidos;
- Dificuldade para engolir ou mastigar;
- Dificuldade para movimentar a língua.
Deve buscar um atendimento médico, podendo ser um dentista, médico, clínico geral ou até um especialista, como um cirurgião de cabeça e pescoço, para fazer que a gente possa observar, analisar, fazer exames complementares, biopsiar e tratar o quanto antes for possível, e assim evitar repercussões mais graves.
Esse conteúdo tem como objetivo lembrar o quanto é importante fazer o diagnóstico precoce.
Se você conhece alguém que tem algum desses sintomas, compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas tenham acesso.