Dr. Arthur Vicentini

Câncer de Boca em estágio avançado: saiba como evitar isso

Atualizado em: 24/05/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
O câncer de boca é um tumor maligno, que pode acometer várias partes da cavidade oral. Seu diagnóstico precoce, pode evitar maiores complicações e contribuir para um tratamento menos extenso.
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Nesse post, trazemos um alerta sobre o diagnóstico precoce, falamos sobre os tumores em estágio avançado e os sintomas de alerta. Acompanhe!

O que são tumores de cavidade oral?

Quando falamos de tumores de cavidade oral, estamos falando de tumores de vários sítios diferentes, como tumores da região do palato (céu da boca), da região do assoalho (chão da boca), das paredes laterais (bochechas) e da própria língua, que é um local onde é bem frequente o desenvolvimento desse tipo de tumor, então, são vários subsítios.

Tumores em estágio avançado

O grande problema desse tumores de boca, é que muitas vezes quando o paciente chega ao especialista, ao cirurgião de cabeça e pescoço, o tumor já está em uma fase um pouco avançada, que já estão grandes, e que efetivamente estão invadindo estruturas mais nobres, que estão ao redor dessa região, como parte do olho, o osso da mandíbula, ou até mesmo o pescoço, invadindo a parte posterior, que é obstruída.

O tratamento desses tumores avançados, passa por sequelas muito mais complicadas, com um tratamento muito mais amplo e muito maior, que demanda muitas vezes, não só uma pequena cirurgia, uma pequena ressecção, mas também o uso de quimioterapia ou radioterapia.

Sinais de alerta

Qualquer paciente que tenha sintomas como:

  • Dor prolongada na boca;
  • Fissura;
  • Lesão;
  • Sangramento;
  • Ferida que não cicatriza;
  • Dentes amolecidos;
  • Dificuldade para engolir ou mastigar;
  • Dificuldade para movimentar a língua.

Deve buscar um atendimento médico, podendo ser um dentista, médico, clínico geral ou até um especialista, como um cirurgião de cabeça e pescoço, para fazer que a gente possa observar, analisar, fazer exames complementares, biopsiar e tratar o quanto antes for possível, e assim evitar repercussões mais graves.

Esse conteúdo tem como objetivo lembrar o quanto é importante fazer o diagnóstico precoce.

Se você conhece alguém que tem algum desses sintomas, compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas tenham acesso.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
a imagem ilustra um paciente com a boca aberta e a língua de fora, e o médico analisando um aparelho para ver melhor

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross