Dr. Arthur Vicentini

Câncer de cabeça e pescoço: processo de reabilitação

Atualizado em: 27/07/2023
Tempo de leitura: 4 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Nenhum médico atua isoladamente, seja na medicina ou na vida em geral. É essencial contar com uma equipe coesa e uma estrutura sólida para proporcionar o melhor atendimento ao paciente e garantir resultados positivos em seu tratamento.

No post de hoje falaremos sobre a importância da equipe multiprofissional no processo de reabilitação de pacientes com câncer de cabeça e pescoço como nutricionistas, fonoaudiólogos, odontologistas, entre outros. Confira!

Importância da Equipe Multiprofissional na Reabilitação 

Assim como qualquer médico, e em qualquer aspecto da vida, não realizamos nossas ações de forma isolada ou solitária. Ter uma equipe coesa ao nosso redor e criar uma estrutura sólida é fundamental para proporcionar um atendimento adequado ao paciente e garantir o melhor resultado em seu tratamento. 

Nutricionistas

Ao realizar uma intervenção na língua de um paciente, podemos enfrentar dificuldades pós-operatórias relacionadas à alimentação. Nesse sentido, a presença de um bom nutricionista antes do tratamento é essencial. 

Muitas vezes, pacientes já enfrentam problemas alimentares antes do procedimento, o que pode debilitá-los e afetar a resposta do corpo à cirurgia, uma boa avaliação prévia e assistência pós-procedimento são cruciais para garantir uma alimentação adequada, auxiliar na cicatrização e minimizar desconfortos.

Além disso, nos casos específicos de tumores de língua, a importância de uma equipe multidisciplinar se torna ainda mais evidente. Todos os profissionais, desde o cirurgião até os estomaterapeutas, enfermeiros e psicólogos, devem estar alinhados e próximos, trabalhando em conjunto para cuidar efetivamente do paciente. 

Fonoaudiólogos

Um bom fonoaudiólogo pode auxiliar o paciente nessa questão de mobilidade da língua, da fala e  da comunicação. Vale ressaltar a importância da comunicação e que sem a fala, nós ficamos muito limitados.

Mas o fonoaudiólogo é o profissional que poderá auxiliar bastante, cuidando deste paciente no pós-operatório de uma forma a fazer exercícios, avaliações, entender se o paciente tem alguma dificuldade para engolir, tem algum engasgo, a questão de movimentação da língua e fala, a questão de propulsão do alimento.

Odontologistas

Os odontologistas cuidam dos pacientes tanto no pré-operatório, quanto no pós-operatório, às vezes até durante a cirurgia participam com o cirurgião de cabeça e pescoço.

Dependendo do procedimento que precisa ser feito no sentido de preparar o paciente, ver se ele teve alguma infecção infecção dentária, se ele tem algum dente que precisa ser restaurado ou um dente que precisa ser removido, porque depois, durante ou eventualmente em uma quimioterapia ou uma radioterapia, pode ter lesões desta região, alguma infecção mais grave ou até mesmo uma osteorradionecrose. Às vezes é necessário um tratamento com laser, podendo haver mucosite, dependendo do tratamento que foi instituído, 

Então há vários cuidados também que um bom dentista pode e deve fazer para cuidar de um paciente desse,por exemplo com um tumor de cavidade oral de língua.

Fisioterapeutas

Durante o pós-operatório, o paciente que precisa manter a rotina de exercícios físicos, precisa fazer uma reabilitação pulmonar muitas vezes, já que grande parte dos pacientes que possuem tumores de língua, normalmente são um pouco mais velhos,eventualmente fumaram durante a vida, ou tem alguma deficiência respiratória que pode trazer algumas alterações. Nestas situações, um bom fisioterapeuta pode nos auxiliar.

Psicólogos

O próprio diagnóstico ou mesmo a suspeita de câncer já têm um grande impacto na qualidade de vida da pessoa e o tratamento muitas vezes expõe o paciente a situações difíceis, levando à perda de contatos sociais e à dificuldade de comunicação.

Muitos pacientes podem se sentir restritos, precisando recorrer a sondas ou gastrostomias para se alimentar diretamente pelo estômago, o que pode gerar inseguranças, medos e dificuldades de interpretação. Nesse contexto, um psicólogo, e até mesmo um psiquiatra, pode ser de grande auxílio, fornecendo suporte emocional e cuidados para o paciente enfrentar esses desafios.

Outros Profissionais

É importante também destacar a relevância de outros profissionais que podem participar desse processo, como os estomaterapeutas, a equipe de enfermagem, a equipe administrativa e da limpeza hospitalar. todos devem estar bem alinhados e próximos para proporcionar um tratamento completo e efetivo ao paciente que enfrenta cirurgias de cabeça e pescoço e que lida com o câncer nessa região.

Caso conheçam alguém que já tenha passado ou esteja prestes a passar por um procedimento médico ou cirúrgico, ou mesmo pela quimioterapia ou radioterapia com o auxílio dos oncologistas e radioterapeutas, é fundamental oferecer apoio e suporte durante todo o processo, considerando tanto o aspecto físico quanto o emocional do paciente

A colaboração integrada de uma equipe multiprofissional é valiosa para o tratamento efetivo e para garantir o bem-estar daqueles que enfrentam essa jornada desafiadora.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traqueostomia: Quando é necessário trocar a cânula?

Descubra tudo sobre a traqueostomia, desde suas indicações para facilitar a respiração até a importância vital da troca periódica da cânula para evitar complicações respiratórias sérias.
Saiba Mais

O que é traqueostomia: como funciona o sistema respiratório após o procedimento?

Descubra o que é a traqueostomia, quando é necessária e como o sistema respiratório funciona após o procedimento. Clique aqui e saiba mais!
Saiba Mais

Entenda a importância da Nasofibrolaringoscopia

Entenda a nasofibrolaringoscopia: o que é, como é realizada e suas principais indicações na prática médica diária. Descubra sua importância para diagnósticos precisos.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
18:17 | 04/07/2024
magnifiercross