Dr. Arthur Vicentini

Bócio multinodular: como tratar

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 1 minuto
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O aumento do volume da tireoide pode ser causado de forma difusa, gerando um aumento da própria tireoide ou o surgimento de diversos nódulos, que é o chamado bócio multinodular.

Quando tratar o bócio multinodular?

Na maioria dos casos, os bócios multinodulares não precisam ser tratados quando pequenos, apenas no momento em que alcançam condições que nos levam a pensar em cirurgia.

Quando encontramos sintomas compressivos, como a dificuldade para respirar, engolir e falar, a cirurgia é indicada para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Outra condição que pode ocorrem com os bócios multinodulares é um ou mais se apresentarem de forma maligna ou suspeita de malignidade.

Por conta disso, alguns exames são indicados para determinar o risco de malignidade, que é o caso da punção aspirativa por agulha fina. Caso dê positivo, optamos pelo tratamento cirúrgico da tireoide.

Existem outras técnicas para realizar a cirurgia, mas que não são tão difundidas no Brasil, que é o caso da radioablação - ablação por rádio frequência. Insere-se uma agulha dentro da tireoide conectada a um aparelho que imite ondas de radiofrequência para destruir o nódulo. Depois de um tempo, ele regride de tamanho e para de trazer sintomas compressivos.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mão de médico no pescoço de uma mulher.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de comentários

  1. apareceu um nódulo no labo direito do meu pescoço, fiz o 1º exame , ele deu 3,0 cm , isso a 7 anos, fiz um outro dia 12/02/2022 , hoje Resultado: 1.3x1.1x0.09 cm.
    lobo esq. 0.5x0.5x0.4cm.

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross