Sumário
Neste post, vamos explicar sobre o pós-operatório da cirurgia de tireoide e quais cuidados devem ser tomados. Continue lendo para saber!
O pós-operatório
Normalmente, o pós-operatório não é super complicado, a maioria das pessoas sente algum desconforto, dor e incômodo na região do pescoço principalmente nas primeiras horas e nos primeiros 2/3 dias, mas que com as medicações costuma ser bem controlado. Algumas medicações para dor, pastilhas para garganta e bolsinhas de gelo são recomendadas para que o paciente use, e normalmente os sintomas vão diminuindo rapidamente nos primeiros dias.
Alguns pacientes têm uma sensibilidade um pouco maior a dor, então apresentam um incômodo maior na garganta devido a própria intubação da anestesia geral, referem algum pigarro, um pouco de tosse, às vezes até com um pouquinho de secreção, mas normalmente esses sintomas regridem sozinhos.
Cuidados no pós-operatório
O que a gente precisa é que o paciente tome todos os cuidados pós-operatórios nesse período, então, manter um repouso relativo, não é para ficar deitado o dia inteiro na cama, mas também não é para o paciente fazer esforço físico, praticar exercícios, carregar peso ou pegar coisas pesadas no chão, porque isso causa um risco maior de sangramento, hemorragias e de hematomas que eventualmente podem até comprimir as estruturas do pescoço e dificultar a respiração, podendo levar ao óbito.
Outras coisas importantes são manter a higiene local, tomar bastante líquido, ter uma alimentação mais leve e evitar alimentação muito intensa e pesada, além de ficar sempre atento aos sintomas de possíveis complicações.
Se você conhece alguém que vai passar por uma tireoidectomia, compartilhe esse post.