Sumário
No post de hoje, iremos falar sobre o Cisto Tireoglosso e suas principais causas na vida dos pacientes após a identificação, além de sintomas e tratamentos recomendados. Saiba mais!
O que é o Cisto Tireoglosso e qual a sua Formação?
O cisto tireoglosso, é uma alteração congênita, ou seja, é uma doença que nasce conosco. Ele se desenvolve enquanto ainda estamos na barriga de nossas mães, porém é apresentado durante as fases da vida, normalmente quando somos mais jovens, crianças, onde passamos a ter infecções respiratórias de repetição, por conta de uma infecção secundária de uma facilitação que acaba infeccionado ou inflamando o próprio cisto tireoglosso.
Possui relação com a origem da tireoide, que se dá na garganta próximo a base da língua durante a origem embrionária e depois ela desce até a posição final, então, a tireoide é a posição final bem no centro do pescoço e nesse caminho ficam algumas células que podem não involuir ou podem não desaparecer, ocasionando o surgimento desse cisto e acúmulo de alguma secreção.
Diagnóstico e Sintomas
Muitas vezes ele é assintomático e geralmente só é descoberto a partir de algum exame de imagem como uma ultrassom no pescoço, ressonância cervical, uma tomografia, por algum outro motivo e acaba descobrindo essas alterações. Quando descoberto, na maioria das pessoas os sintomas são:
- Inchaço
- Vermelhidão (de sintomas inflamatórios)
- Febre
Às vezes em casos mais raros, pode haver perfurações e saída de secreção para a pele, casos que não tão comuns, porém podem acontecer e causar disfagia, que se trata da dificuldade para engolir, por conta do aumento de tamanho e volume.
Tratamentos
O tratamento mais comum, que costumamos indicar e utilizar com os pacientes que possuem o cisto tireoglosso, é o tratamento cirúrgico, ou seja, a ressecção cirúrgica do cisto, que possui uma técnica específica, que se realizada de uma forma adequada a chance de recidiva é muito pequena e um resultado muito bom, com baixas sequelas, então o ideal é que esse procedimento seja realizado.
Se você conhece alguma criança que tenha algum cisto, algum nódulo ou massa, compartilhem esse conteúdo, para ficarmos em alerta e sempre aprender mais sobre o mundo da cabeça e pescoço!