Sumário
Pacientes laringectomizados são aqueles que removeram a caixa de voz, fizeram a ressecção da laringe
No post de hoje, falaremos a respeito da reabilitação de pacientes laringectomizados. Continue nos acompanhando para saber mais sobre o assunto!
Pacientes laringectomizados Totais
A laringe, como todos nós sabemos, fica na região central do pescoço, ela é o começo da via respiratória e depois dela temos a traquéia, os pulmões, etc.
Quando algum paciente tem um tumor da laringe, principalmente tumores malignos, nós acabamos fazendo ressecções desta estrutura toda que pode ser parcial ou total, mas hoje iremos falar sobre os pacientes laringectomizados totais.
Esses pacientes perdem a capacidade de falar como nós falamos normalmente, então o que precisamos fazer é pensar em formas de fazer a reabilitação da voz.
Laringe eletrônica
Uma das principais formas é através da laringe eletrônica, que é um aparelhinho que encosta na região do pescoço e isso emite uma vibração, o paciente consegue falar com uma voz um pouco mais metálica e tem alguma alteração no tom.
Voz esofágica
Outra opção é o paciente aprender a deglutir e falar como se fosse arrotando, então ele faz o que chamamos de voz esofágica. Não é exatamente do mesmo jeito que acabei de citar mas é parecido. Então, o paciente engole esse ar e consegue soltá-lo e vocalizar e verbalizar.
Prótese fonatória
E a outra opção é quando fazemos a reabilitação através da prótese fonatória. A prótese fonatória é uma válvula unidirecional, que conecta a faringe com a traquéia, que já foi desconectado por conta da ressecção da laringe, e através da passagem de ar o paciente consegue fazer o ar chegar dos pulmões de novo na boca e consegue vocalizar e verbalizar.
Então, essas são as 3 principais maneiras de fazer a reabilitação da voz para pacientes laringectomizados.
Se você conhece alguém que tem traqueostomia, que fez uma laringectomia por conta de um tumor, ou que vai passar por um procedimento desses, que está fazendo reabilitação, compartilhe este conteúdo com eles e continue nos acompanhando por aqui e por nossas redes!