Sumário
A laringoscopia é indicada como método diagnóstico na presença de sintomas, como tosse e dificuldade para engolir, mas também pode ser realizada para acompanhar a evolução de patologias e em pós-operatórios de cirurgias da região, e ainda para fazer determinados tratamentos, como remoção de tumores, pólipos e corpos estranhos.
As técnicas endoscópicas são grandes aliadas em diferentes especialidades médicas porque permitem examinar e investigar problemas que não podem ser visualizados a olho nu. A laringoscopia é um exame possível em decorrência dessa tecnologia.
O laringoscópio (ou nasofibroscópio) é o equipamento utilizado para realização da laringoscopia e outros exames similares. Através de uma fibra óptica, a luz é direcionada para dentro do trato aerodigestivo alto e, ao mesmo tempo, coleta e transmite imagens para um monitor, possibilitando a visualização das estruturas com detalhes.
No caso da laringoscopia, ela é feita para observar as vias aéreas superiores, o que inclui o nariz, a faringe e a laringe. Esse procedimento pode ser realizado nas mais diferentes situações, e nós listamos neste artigo suas indicações. Continue lendo e veja quais são elas!
Para que serve a Laringoscopia?
Como explicamos, a laringoscopia é um exame que permite fazer a observação de diferentes estruturas, como o nariz, a laringe e a faringe. Sua indicação é feita tanto para obter um diagnóstico de determinado problema como para acompanhar a evolução de um quadro ou fazer um tratamento.
Diagnóstico
Pacientes que apresentam sintomas e desconfortos, como tosse persistente, rouquidão e dificuldade para engolir, podem realizar uma laringoscopia com o intuito de identificar o que está provocando esses sintomas.
O exame permite fazer o diagnóstico de lesões funcionais ou orgânicas localizadas na cavidade oral, na orofaringe e hipofaringe, na laringe e nas cordas vocais.
Com a laringoscopia, é possível diagnosticar os mais diferentes problemas, como processos inflamatórios ou infecciosos (como a laringite), estenose da laringe e formação de tumores, sejam benignos ou malignos.
Acompanhamento
Nesse caso, a laringoscopia pode ser realizada de uma forma mais rotineira com o intuito de fazer o acompanhamento de pacientes com alguma condição especial. Esse é o caso daqueles que estão fazendo o tratamento de determinadas patologias e daqueles que passaram por procedimentos cirúrgicos. A laringoscopia permite acompanhar a evolução do quadro clínico e nortear as decisões do especialista.
Tratamento
É interessante ressaltar que a laringoscopia não é um procedimento apenas diagnóstico. Ele também pode ser realizado com o intuito de fazer um determinado tratamento, uma vez que é possível realizar diferentes intervenções nas estruturas que estão sendo investigadas.
Durante a laringoscopia, a depender do quadro em específico e da segurança do procedimento, o especialista pode realizar:
- Dilatação de estreitamentos;
- Retirada de corpos estranhos;
- Remoção de pólipos;
- Remoção de nódulos;
- Cauterização de lesões vasculares.
Essa é uma excelente alternativa de tratamento por causa do seu menor grau de invasividade.
Quando o médico pode pedir uma Laringoscopia?
Quando se trata do acompanhamento pós-cirurgia, de uma patologia ou a realização da laringoscopia para um tratamento, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço faz a indicação desse procedimento conforme a necessidade de cada paciente e aquilo que ele julgar mais conveniente para o restabelecimento da saúde.
Entretanto, esse exame como método diagnóstico costuma ser solicitado quando o paciente se queixa de sintomas como:
- Dor de garganta crônica;
- Rouquidão;
- Perda da voz;
- Tosse crônica persistente;
- Dificuldade ou dor para mastigar ou engolir;
- Sensação de algo preso na garganta.
A laringoscopia pode ser solicitada, também, para pessoas que enfrentam o tabagismo crônico, que têm histórico familiar de casos de câncer de Cabeça e Pescoço e quando existe a suspeita de câncer.
Durante a própria laringoscopia é possível, em alguns casos, coletar uma amostra de tecido quando há suspeita de malignidade em tumores, para realização de uma biópsia.
Vale ressaltar que a laringoscopia é um exame seguro e simples, mas muito importante para fazer avaliação e investigação de problemas nas vias aéreas superiores. Antes de realizar, esclareça todas as dúvidas com especialista para que você possa fazer a melhor preparação e o exame correr da forma mais confortável possível.