Dr. Arthur Vicentini

O que são as glândulas parótidas?

Atualizado em: 25/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O corpo humano possui duas glândulas parótidas que ficam localizadas na frente da orelha, uma de cada lado. Essas glândulas são salivares, ou seja, produzem saliva composta por água, enzimas e sais minerais.

As glândulas parótidas são as maiores glândulas salivares que temos em nosso organismo. Trabalham praticamente o dia inteiro, mas possuem uma função aumentada durante o período de alimentação.

As doenças das glândulas parótidas

Essas glândulas podem ser sítios de várias doenças diferentes, sendo benignas, inflamatórias ou reumatológicas (autoimunes).

Falando especificamente dos nódulos da parótida, eles costumam ser benignos em 80% dos casos, porém, em 20% é possível se deparar com nódulos malignos.

Sintomas de nódulos da parótida

É bastante importante ficar atento aos sintomas relacionados com esses nódulos. O primeiro sinal mais visto geralmente é um abaulamento da região, a partir disso é preciso realizar uma investigação.

Alguns sinais que podem sugerir algum grau de malignidade são:

  • crescimento muito rápido do nódulo;
  • vermelhidão local;
  • perfuração da pele com saída de secreção;
  • movimentação dos músculos da face;
  • dor e febre.

Diagnóstico de nódulos da parótida

O diagnóstico começa com exames de imagem, como: ultrassonografia, ressonância e tomografia, e depois realizamos um exame que é chamado de Punção Aspirativa por Agulha Fina. Neste último exame, insere-se uma agulha, aspiram-se algumas células do nódulo e coloca-se em um microscópio para o patologista analisar.

Após identificar se os nódulos são benignos ou malignos, um tratamento é proposto.

Tratamento de nódulos da parótida

Mesmo os tumores benignos da glândula parótida, muitas vezes precisam ser operados de uma forma um pouco mais breve para evitar um crescimento que interfira no funcionamento do nervo facial, que é responsável por toda a movimentação dessa região e passa por dentro da parótida.

Ao se deparar com nódulos da glândula parótida, procure um bom Cirurgião de Cabeça e Pescoço para que seja feita uma investigação e um tratamento.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra um médico sentado em uma mesa com uma caneta na mão apontando para um papel apoiado em cima da mesa e outro homem à sua frente com as mãos cruzadas.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico realiza exame de ultrassom na região da tireoide de uma paciente deitada, utilizando transdutor e luvas de proteção.

O que é TI-RADS e como ele classifica os nódulos na tireoide? 

Entenda o que é a classificação TI-RADS, como ela avalia nódulos da tireoide e quando é necessário realizar biópsia.
Saiba Mais
Mulher observa o próprio rosto no espelho, tocando a bochecha com expressão atenta, possivelmente avaliando sinais de paralisia facial.

Paralisia facial: o que é?

A paralisia facial pode ter causas graves e silenciosas. Saiba os sinais de alerta e a importância de buscar ajuda médica o quanto antes.
Saiba Mais
Médico examina o pescoço de paciente com luva azul, sugerindo avaliação de nódulos ou lesões na tireoide.

Cisto e nódulos na tireoide: qual a diferença?

Descubra o que são lesões de tireoide, como identificar cistos e nódulos, e quando é necessário investigar. Explicações do Dr. Arthur Vicentini.
Saiba Mais
magnifiercross