Dr. Arthur Vicentini

Novembro azul: uma campanha para reforçar os cuidados com a saúde masculina

Atualizado em 28/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Ao Fundo Da Imagem, Há Um Doutor Com Um Laço Azul Em Sua Mão.
Novembro Azul: Uma Campanha Para Reforçar Os Cuidados Com A Saúde Masculina 2

Todos os anos, mais precisamente no mês de outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa, destina às mulheres e a prevenção do câncer de mama. Já em novembro, uma campanha que vem ganhando cada vez mais visibilidade é o Novembro Azul, que busca conscientizar o público masculino sobre os cuidados e a prevenção do câncer de próstata.

Os cuidados com a saúde devem ser sempre levados em conta, tanto por mulheres, quanto pelos homens, principalmente no que se refere ao tabu acerca do exame de toque retal, que é de suma importância, já que pode identificar precocemente o câncer de próstata.

O câncer de próstata

O câncer de próstata, no Brasil, é considerado o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. Se totalizarmos homens e mulheres, e a incidência da doença em ambos, este é o quarto tipo mais comum.

Sintomas do câncer de próstata

Os sintomas da doença, que aparecem já em fase avançada, são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas e insuficiência renal.

Prevenção do câncer de próstata

A partir dos 50 de idade, uma visita anual ao urologista é recomendada, e para os que possuem casos de câncer na família, a idade cai para os 45 anos.

Outras medidas de prevenção não devem ser esquecidas, e uma avaliação individualizada de cada paciente, conhecida como check-up, pode ajudar a identificar e prevenir outras doenças em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura.

Ajude a compartilhar esta ideia, e vamos juntos lutar contra o câncer de próstata!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =

Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT