Dr. Arthur Vicentini

Novembro azul: uma campanha para reforçar os cuidados com a saúde masculina

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há um doutor com um laço azul em sua mão.

Todos os anos, mais precisamente no mês de outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa, destina às mulheres e a prevenção do câncer de mama. Já em novembro, uma campanha que vem ganhando cada vez mais visibilidade é o Novembro Azul, que busca conscientizar o público masculino sobre os cuidados e a prevenção do câncer de próstata.

Os cuidados com a saúde devem ser sempre levados em conta, tanto por mulheres, quanto pelos homens, principalmente no que se refere ao tabu acerca do exame de toque retal, que é de suma importância, já que pode identificar precocemente o câncer de próstata.

O câncer de próstata

O câncer de próstata, no Brasil, é considerado o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. Se totalizarmos homens e mulheres, e a incidência da doença em ambos, este é o quarto tipo mais comum.

Sintomas do câncer de próstata

Os sintomas da doença, que aparecem já em fase avançada, são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas e insuficiência renal.

Prevenção do câncer de próstata

A partir dos 50 de idade, uma visita anual ao urologista é recomendada, e para os que possuem casos de câncer na família, a idade cai para os 45 anos.

Outras medidas de prevenção não devem ser esquecidas, e uma avaliação individualizada de cada paciente, conhecida como check-up, pode ajudar a identificar e prevenir outras doenças em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura.

Ajude a compartilhar esta ideia, e vamos juntos lutar contra o câncer de próstata!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
Ao fundo da imagem, há um doutor com um laço azul em sua mão.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross