Sumário
A tomografia computadorizada é um exame não invasivo, que produz imagens dos órgãos internos do paciente através do uso de radiação (semelhante aos equipamentos de Raio-X, mas com maior intensidade e muito mais riqueza de detalhes). Essas imagens geradas são obtidas como que em fatias, que poderão ser avaliadas em diversos ângulos, chamados de “cortes”.
Bastante utilizado na avaliação de alguns tipos de tumores e para confirmar ou afastar a presença de metástases, o exame utiliza aparelhos modernos, que reconstroem imagens de forma tridimensional as partes do corpo do paciente, permitindo a visualização mais ampla dos órgãos internos.
O procedimento
Durante o exame, o paciente deve posicionar-se conforme a orientação do médico Radiologista ou do técnico que estiver acompanhando o exame. Nos casos de exames da região da cabeça e do pescoço, em geral, o paciente deve se deitar na mesa do aparelho, de barriga para cima, e com a cabeça apoiada num encosto apropriado, para que possa permanecer imóvel. Os braços precisam estar esticados ao lado do corpo ou sobre o abdômen.
A mesa em que o paciente está deitado passa, então, a deslizar e o tomógrafo, como é chamado o aparelho, emite Raios-X que são captados por receptores e, com isso, formam imagens através de softwares específicos.
Em alguns casos, é utilizado o meio de contraste, que pode ser administrado por via oral, pela veia ou outras formas, aumentando a definição do exame e melhorando o potencial diangóstico.
Ao ser aplicado o contraste, pode ser que apareça uma sensação de calor espalhada pelo corpo, e até mesmo um gosto de metal na boca.
Como é o preparo para o exame?
O preparo para a tomografia computadorizada pode incluir jejum, principalmente quando do uso de contraste. O tempo é variável, podendo ser necessário jejum completo de até 8 horas.
Mulheres com suspeita ou confirmação gravidez devem avisar o médico Radiologista e a equipe técnica responsáveis. A depender da situação, pode ser necessária proteção com aventais de chumbo ou mudança da estratégia de investigação.
O paciente é orientado também a trocar de roupa e a retirar qualquer objeto que contenha metal, tais como piercings, brincos, cinto, entre outros, para não interferir na captação das imagens.
Informações Importantes
Em algumas pessoas, quando o exame é feito com contraste, podem surgir certas complicações, como falta de ar, náuseas, chiado no peito, coceira ou inchaço.
Geralmente, essas reações são leves e desaparecem sozinhas. Em outros casos, podem surgir reações mais sérias, com necessidade de intervenção médica e uso de medicações para reverter o quadro.