Sumário
A laringoscopia é um procedimento médico que pode ser usado para investigação diagnóstica e/ou tratamento de lesões das vias aéreas superiores. Esse exame avalia de forma detalhada a laringe, também conhecida como “Caixa da Voz”, formada por paredes membranosas e cartilaginosas, localizada entre a faringe e a traqueia, e que contém as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais).
A laringoscopia é capaz de analisar os aspectos anatômicos e funcionais da faringe e da laringe, incluindo o movimento das pregas vocais.
Como funciona?
A laringoscopia pode ser feita de forma direta ou indireta, dependendo das indicações e necessidades de cada caso. O exame de laringoscopia utiliza aparelhos delicados, que são introduzidos pelo nariz ou pela boca, além da anestesia tópica/lubrificante, para reduzir o incômodo e a resistência.
A duração do exame em si é variável, mas em geral não passa de 10 minutos, e este deve ser associado a uma avaliação clínica completa.
Quando fazer?
Para quem faz uso excessivo da voz em atividades cotidianas, como os cantores, professores, atores e locutores, esse exame é utilizado como forma de investigação precoce e pesquisa de patologias, que possam se manifestar prejudicando a qualidade da voz.
Além disso, a laringoscopia também é capaz de fazer o diagnóstico precoce de estreitamentos de laringe, tumores (benignos ou malignos) das cordas vocais e da base da língua, dentre outros locais das vias aéreas superiores.
Se você notar quaisquer desses sintomas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para realizar a investigação das causas.
O diagnóstico precoce pode fazer toda diferença para o tratamento e aumenta as chances de cura.
Pacientes fumantes e que ingerem bebida alcoólica com frequência, ou em grande quantidade, também estão predispostos a doenças, principalmente quando existe o uso combinado das duas substâncias – tabaco e álcool.
Rouquidão duradoura (mais de 15 dias), alterações recentes ou progressivas da voz, tosse crônica, sangramentos e dores para engolir são sintomas de alerta para procurar um médico.
Nesses casos, além da avaliação clínica, a laringoscopia pode ser de grande valia para complementar o seu diagnóstico e ajudar no tratamento.
Se você notar quaisquer desses sintomas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para realizar a investigação das causas.
O diagnóstico precoce pode fazer toda diferença para o tratamento e aumenta as chances de cura.