Dr. Arthur Vicentini

Laringoscopia

Atualizado em: 02/06/2023
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma médica avaliando uma paciente.

A laringoscopia é um procedimento médico que pode ser usado para investigação diagnóstica e/ou tratamento de lesões das vias aéreas superiores. Esse exame avalia de forma detalhada a laringe, também conhecida como “Caixa da Voz”, formada por paredes membranosas e cartilaginosas, localizada entre a faringe e a traqueia, e que contém as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais).

A laringoscopia é capaz de analisar os aspectos anatômicos e funcionais da faringe e da laringe, incluindo o movimento das pregas vocais. 

Como funciona?

A imagem mostra uma médica avaliando uma paciente.

A laringoscopia pode ser feita de forma direta ou indireta, dependendo das indicações e necessidades de cada caso. O exame de laringoscopia utiliza aparelhos delicados, que são introduzidos pelo nariz ou pela boca, além da anestesia tópica/lubrificante, para reduzir o incômodo e a resistência.

A duração do exame em si é variável, mas em geral não passa de 10 minutos, e este deve ser associado a uma avaliação clínica completa.

Quando fazer?

Para quem faz uso excessivo da voz em atividades cotidianas, como os cantores, professores, atores e locutores, esse exame é utilizado como forma de investigação precoce e pesquisa de patologias, que possam se manifestar prejudicando a qualidade da voz.  

Além disso, a laringoscopia também é capaz de fazer o diagnóstico precoce de estreitamentos de laringe, tumores (benignos ou malignos) das cordas vocais e da base da língua, dentre outros locais das vias aéreas superiores.

Se você notar quaisquer desses sintomas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para realizar a investigação das causas.

O diagnóstico precoce pode fazer toda diferença para o tratamento e aumenta as chances de cura.

Pacientes fumantes e que ingerem bebida alcoólica com frequência, ou em grande quantidade, também estão predispostos a doenças, principalmente quando existe o uso combinado das duas substâncias – tabaco e álcool.

Rouquidão duradoura (mais de 15 dias), alterações recentes ou progressivas da voz, tosse crônica, sangramentos e dores para engolir são sintomas de alerta para procurar um médico. 

Nesses casos, além da avaliação clínica, a laringoscopia pode ser de grande valia para complementar o seu diagnóstico e ajudar no tratamento.

Se você notar quaisquer desses sintomas, procure um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para realizar a investigação das causas.

O diagnóstico precoce pode fazer toda diferença para o tratamento e aumenta as chances de cura.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
TAGS:
Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross