Dr. Arthur Vicentini

Como tomar Reposição Hormonal de Tireoide?

Atualizado em 04/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A reposição hormonal da tireoide é uma das medicações mais prescritas em consultórios da especialidade da Cabeça e Pescoço.

Quando a reposição hormonal de tireoide é indicada?

Os pacientes que possuem alteração da função da glândula tireoide mesmo sem terem passado por cirurgia precisam da reposição do hormônio.

Além disso, aqueles que realizaram a remoção da glândula, tanto parcial quanto total, também precisam tomar esse medicamento.

Como tomar a reposição hormonal de tireoide?

Fique de jejum por 40 minutos

Existe uma série de orientações para deixar o corpo em equilíbrio que são passadas para os pacientes que vão tomar essa medicação.

Por exemplo, é indicado que o paciente permaneça em jejum mesmo depois de tomar o remédio por pelo menos 40 minutos para que a medicação possa chegar até o estômago e ser absorvida, após isso é possível se alimentar.

Isso é importante porque a dose da medicação costuma ser bastante baixa comparada com outros medicamentos que nós tomamos. Por isso, se o paciente comer junto ou tomar outras medicações, pode ocorrer uma absorção diferente da quantidade de medicação e o corpo fica em desequilíbrio ao longo do tempo.

Então, repetindo: a reposição hormonal deve ser tomada em jejum de manhã e o paciente precisa aguardar 40 minutos para tomar outros remédios e se alimentar.

Tome a dose adequada e evite trocar a marca

Além dessas orientações, o paciente deve tomar sempre a dose adequada que o médico prescreveu e evitar a troca da marca da medicação.

Como é uma medicação usada por um período muito longo, mesmo que precise mudar as doses ao longo do tempo, o médico que vai orientar se precisa tomar mais ou menos medicação e qual a quantidade das doses.

As doses podem mudar ao longo do tempo dependendo da necessidade, dos resultados de exames e dos sintomas do paciente. Por isso, é importante tentar manter a mesma marca da medicação e evitar que o corpo fique em desequilíbrio.

Cuidados antes de colher os exames

Existem dois cuidados que devem ser tomados antes de colher os exames que indicam a dosagem dos hormônios tireoidianos.

Suspenda medicações

Antes de fazer a coleta dos exames, é necessário suspender algumas medicações e vitaminas que podem interferir na dosagem do hormônio tireoidiano no laboratório, principalmente a Biotina.

Porém, é importante lembrar que o uso da Biotina não costuma interferir na função da medicação, mas interfere na hora do laboratório dosar as substâncias.

Se você toma esse tipo de substância, pergunte para o seu médico ou para o laboratório qual o período que você precisa ficar sem usar para fazer os exames.

Não tome remédio antes do exame

No dia que você for realizar o exame de dosagem, lembre-se de não tomar o remédio de manhã, leve o comprimido até o laboratório, faça o exame e logo depois você pode tomar.

Esse é um guia rápido e simples de como tomar a reposição do hormônio tireoidiano.

Se vocês conhecem alguém que faça uso de hormônio, que precise dessa reposição e que possa se beneficiar com essa informação, podem compartilhar o vídeo com eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − três =

Você sabe quando é necessário fazer uma traqueostomia? Veja quais são as indicações desse procedimento e também se é possível revertê-lo.
Ler Mais
O câncer que se desenvolve na região da cabeça e pescoço pode ser prevenido por meio de algumas medidas simples. Veja o que você pode fazer para evitar essa doença.
Ler Mais
1 2 3 10
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Direitos Reservados 2021 Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya MKT