Dr. Arthur Vicentini

Como tomar Reposição Hormonal de Tireoide?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 3 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

A reposição hormonal da tireoide é uma das medicações mais prescritas em consultórios da especialidade da Cabeça e Pescoço.

Quando a reposição hormonal de tireoide é indicada?

Os pacientes que possuem alteração da função da glândula tireoide mesmo sem terem passado por cirurgia precisam da reposição do hormônio.

Além disso, aqueles que realizaram a remoção da glândula, tanto parcial quanto total, também precisam tomar esse medicamento.

Como tomar a reposição hormonal de tireoide?

Fique de jejum por 40 minutos

Existe uma série de orientações para deixar o corpo em equilíbrio que são passadas para os pacientes que vão tomar essa medicação.

Por exemplo, é indicado que o paciente permaneça em jejum mesmo depois de tomar o remédio por pelo menos 40 minutos para que a medicação possa chegar até o estômago e ser absorvida, após isso é possível se alimentar.

Isso é importante porque a dose da medicação costuma ser bastante baixa comparada com outros medicamentos que nós tomamos. Por isso, se o paciente comer junto ou tomar outras medicações, pode ocorrer uma absorção diferente da quantidade de medicação e o corpo fica em desequilíbrio ao longo do tempo.

Então, repetindo: a reposição hormonal deve ser tomada em jejum de manhã e o paciente precisa aguardar 40 minutos para tomar outros remédios e se alimentar.

Tome a dose adequada e evite trocar a marca

Além dessas orientações, o paciente deve tomar sempre a dose adequada que o médico prescreveu e evitar a troca da marca da medicação.

Como é uma medicação usada por um período muito longo, mesmo que precise mudar as doses ao longo do tempo, o médico que vai orientar se precisa tomar mais ou menos medicação e qual a quantidade das doses.

As doses podem mudar ao longo do tempo dependendo da necessidade, dos resultados de exames e dos sintomas do paciente. Por isso, é importante tentar manter a mesma marca da medicação e evitar que o corpo fique em desequilíbrio.

Cuidados antes de colher os exames

Existem dois cuidados que devem ser tomados antes de colher os exames que indicam a dosagem dos hormônios tireoidianos.

Suspenda medicações

Antes de fazer a coleta dos exames, é necessário suspender algumas medicações e vitaminas que podem interferir na dosagem do hormônio tireoidiano no laboratório, principalmente a Biotina.

Porém, é importante lembrar que o uso da Biotina não costuma interferir na função da medicação, mas interfere na hora do laboratório dosar as substâncias.

Se você toma esse tipo de substância, pergunte para o seu médico ou para o laboratório qual o período que você precisa ficar sem usar para fazer os exames.

Não tome remédio antes do exame

No dia que você for realizar o exame de dosagem, lembre-se de não tomar o remédio de manhã, leve o comprimido até o laboratório, faça o exame e logo depois você pode tomar.

Esse é um guia rápido e simples de como tomar a reposição do hormônio tireoidiano.

Se vocês conhecem alguém que faça uso de hormônio, que precise dessa reposição e que possa se beneficiar com essa informação, podem compartilhar o vídeo com eles.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra uma mulher segurando uma pílula.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Médico examinando o pescoço de uma paciente em consultório, com ícone do YouTube sobreposto ao centro da imagem.

Quando devo procurar um especialista?

Saiba quando procurar ajuda médica, quais sintomas merecem atenção e qual profissional buscar para iniciar uma investigação de saúde com segurança.
Saiba Mais
Jovem utilizando cigarro eletrônico ao ar livre, com fumaça visível ao redor do rosto.

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o comum para certas doenças?

O cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro comum. Entenda os riscos, doenças associadas e por que evitar todas as formas de fumo.
Saiba Mais
Mulher com expressão preocupada afasta o cabelo para examinar o couro cabeludo, observando uma possível lesão. Ela veste camiseta branca.

Feridas, lesões e sangramentos no couro cabeludo: quando se preocupar?

Feridas no couro cabeludo que não cicatrizam podem ser sinal de alerta. Saiba quando procurar um médico e como se proteger adequadamente.
Saiba Mais
magnifiercross