Dr. Arthur Vicentini

Cisto Branquial em Crianças: Problemas do Não Tratamento

Atualizado em: 20/12/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Quando falamos de cisto branquial, estamos falando de um conjunto de doenças que está relacionado com a formação do embrião, do bebê dentro da barriga da mãe, e que se perpetua durante a vida da criança, podendo aparecer em várias fases da vida.

Em geral, esse tipo de alteração aparece em crianças, se manifesta em crianças e a preocupação é sempre que esses cistos possam trazer alguma repercussão.

Repercussões do Não Tratamento e Cirurgia

Quando o cisto está ali pequenininho, é um achado de exame, não tem saída de secreção, nunca teve inflamação, muitas vezes é possível apenas observar e acompanhar de perto esses cistos.

Mas é bastante importante que nós saibamos que existe um cisto ali presente, que pode haver algum tipo de repercussão.

As principais repercussões que podem ocorrer, são relacionadas com:

  • Inflamação ou infecção;
  • Rotura do nervo;
  • Contaminação de outras regiões do pescoço.       

Normalmente, quando esse cisto começa a crescer um pouco, se demonstrar de uma forma um pouco mais evidente, começa a comprimir regiões, estruturas do pescoço, nós já optamos por operar antes mesmo que surja esses sintomas de inflamação e de infecção.

No geral, se nunca houve nenhum tipo de repercussão, depois de uma boa avaliação com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço a respeito dos riscos e dos benefícios de fazer o acompanhamento, em casos selecionados, existe sim a possibilidade de optar por esperar, por observar e fazer o acompanhamento desses pacientes no consultório.

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se
A imagem mostra a ilustração de uma médica examinando o pescoço de uma criança.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher com dor na garganta toca o pescoço, com ilustração da tireoide destacada. Ao lado, texto médico sobre bócio e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Já ouviu falar de bócio que desaparecem?

Descubra se um bócio ou nódulo na tireoide pode desaparecer sozinho e entenda como é feita a avaliação e o acompanhamento desses casos.
Saiba Mais
Imagem com fundo azul e figuras de vírus em vermelho, com o texto “Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?” e foto do Dr. Arthur Vicentini.

Você conhece a terapia-alvo e a imunoterapia?

Terapia-alvo e imunoterapia revolucionam o tratamento do câncer de cabeça e pescoço com mais eficácia, menos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida.
Saiba Mais
Imagem com a pergunta É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?, uma mulher tocando o pescoço e Dr. Arthur Vicentini ao lado.

É possível identificar nódulos da tireoide sem exames?

Descubra como diferenciar nódulos benignos e malignos na tireoide. Saiba quais exames são essenciais para o diagnóstico e quando procurar um especialista.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2025
Atualizado em: 
14:18 | 03/04/2025
magnifiercross