Dr. Arthur Vicentini

Após a cirurgia de Câncer na Língua, como é o pós-operatório?

Atualizado em 02/06/2022
Tempo de leitura: < 1 min.

Hoje iremos falar a respeito do pós-operatório das cirurgias de cabeça e pescoço relacionadas à língua!

O pós-operatório de cirurgias de tumor de língua depende de vários aspectos, como por exemplo, se o paciente precisou fazer uso de traqueostomia, uso de sonda nasoenteral, se foi feita alguma reconstrução ou algum outro processo, mas eventualmente, cada um desses dispositivos têm seu cuidado específico.

Cuidados do Pós-operatório

Quando falamos a respeito, basicamente, das cirurgias de tumores de língua, o que precisamos nos preocupar é com a cavidade oral em si. Então, se o paciente não tem, por exemplo, uma mobilidade muito importante da língua, tem que tomar bastante cuidado com alguns pontos, como:

  • Não falar muito;
  • Ter uma dieta mais leve, pastosa e líquida para evitar acúmulo de secreção e toxinas;
  • Atentar para ver se os pontos não estão abertos;
  • Atentar se não teve sangramento ou infecção local.

Basicamente, é isso. Então, repouso relativo, evitar grandes movimentos da cavidade oral, tanto para a alimentação, quanto para falar.

Compartilhe esse post com pessoas interessadas no assunto e não deixe de nos acompanhar para que possamos aprender sempre mais sobre o mundo da cirurgia de cabeça e pescoço!

Dr Arthur Vicentini | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086
Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz
CRM-SP 15.4086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
+ Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − onze =

 | 28 / 06 / 22
Saiba mais a respeito da leucoplasia e eritroplasia orais, lesões silenciosas que se formam na mucosa da boca e que requerem tratamento por causa do seu risco de malignidade. 
Ler Mais
 | 26 / 05 / 22
O câncer de língua é um de tumor de cabeça e pescoço e que pode atingir a parte superior e a inferior da língua. Neste post, iremos falar sobre sua cirurgia e tempo de duração. Confira!
Ler Mais
1 2 3 8
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Direitos Reservados 2022 | Dr. Arthur Vicentini – CRM 154086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado às 10:44 | 02/06/2022
magnifiercross