Dr. Arthur Vicentini

O que é Hipoparatireoidismo?

Atualizado em: 16/11/2021
Tempo de leitura: 2 minutos
Sumário
Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

O hipoparatireoidismo é uma alteração da função da paratireoide. Na região do pescoço, atrás da tireoide, existem quatro glândulas paratireoides que são do tamanho de uma lentilha e produzem um hormônio que é chamado de paratormônio, também conhecido como PTH.

Função do hormônio PTH

O hormônio PTH ajuda a controlar o equilíbrio do cálcio no corpo, ou seja, ele faz todo o equilíbrio dos estoques de cálcio entre o osso, o rim, o intestino, para que tenhamos níveis de cálcio adequados em nosso sangue para o funcionamento de todas as estruturas.

O cálcio é muito importante para funções, como:

  • contração de músculos;
  • transmissão de impulsos nervosos;
  • funções neurológicas.

Portanto, o cálcio deve estar dentro dos níveis certos para que o nosso corpo possa funcionar de maneira adequada.

O que causa hipoparatireoidismo?

A principal causa do hipoparatireoidismo, que é a diminuição da função das paratireoides, está relacionada com as cirurgias da região cervical anterior, ou seja, do pescoço.

A cirurgia mais comum dessa área é a cirurgia de tireoide por conta da manipulação excessiva ou da retirada de uma ou mais glândulas paratireoides. Isso diminui a função global dessas glândulas fazendo com que o PTH diminua e, consequentemente, o cálcio no sangue também.

Quando o PTH diminui, alguns sintomas podem ocorrer, e os principais são:

  • formigamento;
  • câimbras;
  • contraturas musculares;
  • mal-estar.

Como tratar o hipoparatireoidismo?

Em geral, é possível controlar esses sintomas com medicações e reposição de cálcio. Existem medicações específicas do PTH, como o PTH recombinante, mas não são muito usadas no Brasil.

Na maioria dos casos, o hipoparatireoidismo que ocorre depois da cirurgia de tireoide é transitório, ou seja, o PTH diminui e depois se eleva às níveis normais e o paciente volta a ter uma vida normal.

Se você conhece alguém que passou ou que vai passar por cirurgia de tireoide ou que teve alterações do cálcio, compartilhe o conteúdo!

Acompanhe no youtube
icon metro youtube arthur vicentiniinscreva-se

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz

CRM-SP 154.086
Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Implicações da metástase nos linfonodos cervicais: o que saber?

Saiba o que são os linfonodos cervicais, como eles funcionam e a importância de detectar doenças malignas cedo para um tratamento eficaz.
Saiba Mais

O resultado da biopsia é o mesmo em todos os linfonodos?

Neste texto, abordaremos a escolha dos linfonodos para biópsia, as vantagens dos linfonodos do pescoço e as técnicas menos invasivas, considerando a melhor abordagem para cada caso. Acompanhe! Efetividade das Biópsias de Linfonodos Uma das perguntas que recebemos é sobre a efetividade das biópsias de linfonodos. Essa é uma dúvida comum que discutimos com outras […]
Saiba Mais

Dores do hiperparatireoidismo: a cirurgia pode aliviá-las?

Entenda como o hiperparatireoidismo afeta seus ossos e como o tratamento pode proporcionar alívio imediato das dores.
Saiba Mais
Atenção: O site  www.arthurvicentini.com.br  visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.

Dr. Arthur Vicentini da Costa Luiz – CRM 154.086 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Atualizado em: 
14:32 | 05/09/2024
magnifiercross