Sumário
Nosso organismo tem várias glândulas salivares espalhadas por toda a cavidade oral e faringe. Elas têm o importante papel de produzir e secretar a saliva para manter a mucosa da boca sempre hidratada, além de facilitar a fala, a mastigação, a deglutição e digestão de alimentos.
Para que a saliva chegue até a boca, ela passa pelos ductos salivares. Por isso, é muito importante que não haja nenhum impedimento nessa passagem, já que isso causaria a interrupção do fluxo, podendo trazer complicações para a glândula em si.
É o que acontece em quadros de estenose, uma condição clínica que precisa ser tratada para que o fluxo normal seja restabelecido. Neste artigo você vai entender o que é a estenose do ducto salivar, as suas causas e o que deve ser feito nessas situações.
Acompanhe!
O que é a estenose do ducto salivar?
Estenose, em Medicina, é o termo utilizado para fazer referência ao estreitamento de algum canal. Sendo assim, a estenose do ducto salivar ocorre quando há uma redução do calibre deste ducto, fazendo com que ele fique mais estreito.
Quando a estenose acontece, ela pode apenas dificultar a passagem do fluxo salivar por causa da redução do ducto, mas também pode acontecer um impedimento completo deste fluxo, devido a uma obstrução do canal.
Quais são as causas desse problema?
Uma das possíveis causas da estenose de ductos salivares é a formação de cálculos (pedras) nas glândulas salivares. Chamamos esta condição de sialolitíase. Eles se formam devido à alta concentração de sais minerais na saliva, o que pode ser decorrente de diferentes fatores, como a desidratação orgânica por falta de ingestão de água, consumo de álcool, uso de medicamentos ou outras várias situações.
As pedras, além de causarem obstrução nos ductos salivares, provocam lesões nesses pequenos canais. Como consequência, mesmo que elas saiam espontaneamente para a boca, podem acabar causando lesões que levam os ductos a ficarem estreitos e a saliva tem dificuldade para fluir.
Mas essa não é a única causa do estreitamento dos ductos salivares. Esse problema pode ser decorrente de traumas provocados por outros fatores, ou pode ser provocado pelo tabagismo e pelo consumo de bebidas alcoólicas, além de processos infecciosos causados por vírus, bactérias e outros microorganismos.
Contudo existem situações em que as causas da estenose de ducto salivares não estão bem estabelecidas e podem se manifestar de maneira espontânea. Em outras, doenças sistêmicas, como as reumatológicas e também os próprios anticorpos, podem provocar esse tipo de complicação.
Como identificar a estenose do ducto salivar
Quando acontece a estenose do ducto salivar, é possível perceber alguns sintomas, como a menor quantidade de saliva que, por consequência, deixa a mucosa oral ressecada. Isso pode trazer outros desconfortos como:
- sensação de fricção nos tecidos da boca;
- dificuldade ou desconforto na hora de falar;
- ressecamento da garganta;
- dificuldades ou desconforto para mastigar e engolir os alimentos.
Já que a saliva tem uma participação muito importante nesse processo, se a estenose for mais grave e impedir a passagem do fluxo salivar, pode ser percebido também um inchaço em alguma parte da boca ou até mesmo na região do pescoço, associado com vermelhidão, dor e até febre. Isso acontece apenas quando um ducto está apresentando problemas. A saliva se acumula dentro da glândula e provoca o inchaço.
O que fazer em caso de estenose do ducto salivar?
Ao perceber sintomas de estenose de ducto salivar, é preciso procurar o Cirurgião de Cabeça e Pescoço. A avaliação desse especialista é indispensável para obter um diagnóstico preciso, a fim de descobrir se apenas uma glândula está sendo afetada ou se o problema é sistêmico.
O Cirurgião de Cabeça e Pescoço também vai recomendar o tratamento adequado, dependendo das causas da estenose do ducto. Lembrando que essa condição precisa ser tratada para restabelecer o fluxo salivar normal e também evitar complicações na própria glândula salivar, como inflamações ou infecções devido à obstrução.
Outras recomendações também devem ser seguidas em caso de estenose de ducto salivar, como manter uma boa hidratação, cuidar da higiene oral, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro ou similares.
- Clique aqui e saiba mais sobre a Estenose do Ducto Salivar!
A estenose do ducto salivar não costuma ser um problema grave, mas requer atenção por causa das complicações que pode trazer. Portanto, tenha sempre muita atenção aos sinais que o seu corpo dá e, ao notar sintomas desse problema, procure o Cirurgião de Cabeça e Pescoço.