Sumário
Quando falamos de cisto branquial, estamos falando de um conjunto de doenças que está relacionado com a formação do embrião, do bebê dentro da barriga da mãe, e que se perpetua durante a vida da criança, podendo aparecer em várias fases da vida.
Em geral, esse tipo de alteração aparece em crianças, se manifesta em crianças e a preocupação é sempre que esses cistos possam trazer alguma repercussão.
Repercussões do Não Tratamento e Cirurgia
Quando o cisto está ali pequenininho, é um achado de exame, não tem saída de secreção, nunca teve inflamação, muitas vezes é possível apenas observar e acompanhar de perto esses cistos.
Mas é bastante importante que nós saibamos que existe um cisto ali presente, que pode haver algum tipo de repercussão.
As principais repercussões que podem ocorrer, são relacionadas com:
- Inflamação ou infecção;
- Rotura do nervo;
- Contaminação de outras regiões do pescoço.
Normalmente, quando esse cisto começa a crescer um pouco, se demonstrar de uma forma um pouco mais evidente, começa a comprimir regiões, estruturas do pescoço, nós já optamos por operar antes mesmo que surja esses sintomas de inflamação e de infecção.
No geral, se nunca houve nenhum tipo de repercussão, depois de uma boa avaliação com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço a respeito dos riscos e dos benefícios de fazer o acompanhamento, em casos selecionados, existe sim a possibilidade de optar por esperar, por observar e fazer o acompanhamento desses pacientes no consultório.